Setecidades Titulo Ensino superior
Medicina na USCS tem 43 candidatos inscritos por vaga

Segundo vestibular da graduação recebeu 2.552 inscrições para 60 oportunidades; 40% dos interessados são de outros Estados

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O vestibular para o curso de Medicina da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) de 2015 teve 43 candidatos por vaga ofertada. O processo, que será realizado no domingo, selecionará os 60 estudantes, do total de 2.552 inscritos, que integrarão a segunda turma da graduação de seis anos.

Chama atenção a alta de 249% no número de moradores do Grande ABC inscritos no vestibular em relação ao ano passado: passou de 120 para 419. Na visão do pró-reitor de graduação da USCS, Marcos Antonio Biffi, a procura corresponde à ampla divulgação em relação ao curso e também ao trabalho que vem sendo realizado. “Seguimos o método de ensino PBL (Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas), e os estudantes já atuam resolvendo questões reais da área desde o primeiro semestre.”

Cerca de 40% dos candidatos inscritos são de fora do Estado, com destaque para Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraná. “Nosso ponto forte é ter a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) como parceira, o que acaba divulgando nosso nome para todo o País. Outro ponto que contribui para atrair alunos de outros locais é o fato de termos uma cidade organizada e com bons indicadores de qualidade de vida”, considera Biffi.

Para o pró-reitor de graduação, outro atrativo para a instituição de ensino é o fato de parceria com a Prefeitura de São Caetano permitir atuação dos estudantes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com supervisão docente. “Seguimos o novo modelo de ensino proposto pelo Ministério da Saúde antes mesmo de ele ter sido aprovado, em setembro último”, observa.

Em relação ao vestibular de 2014, houve queda do número de candidatos por vaga para Medicina. O primeiro processo seletivo da instituição de ensino teve 58 estudantes disputando uma oportunidade, mesmo índice da USP (Universidade de São Paulo) para a graduação naquele ano. Neste ano, o curso da instituição estadual, o mais disputado, teve 55 pessoas por vaga.

Apesar da baixa na procura, a relação candidato-vaga do segundo vestibular da USCS para Medicina é considerada alta pelo pró-reitor de graduação. “Estamos mantendo um bom número de inscritos. Podemos considerar que em 2014 nosso curso era novidade e, por isso, chamava atenção, mas também temos de levar em conta a abertura de quatro faculdades de Medicina no Estado no ano passado, o que acaba ampliando a oferta”, justifica.

A graduação é oferecida no campus Centro (Rua Santo Antônio, 50), onde conta com cinco laboratórios como, por exemplo, o de morfologia, no qual são utilizados robôs no lugar de cadáveres. O valor da mensalidade é de R$ 5.800, com desconto de 10% para pagamentos realizados até o dia 8 de cada mês.

Campus na Capital pode iniciar aulas no dia 2 de março

A abertura de campus da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) na Rua 13 de Maio, 671, na Bela Vista, na Capital, depende de aprovação do Conselho Estadual da Educação, em reunião no dia 28. A terceira unidade da instituição de ensino e primeira fora da cidade abrigará inicialmente cinco cursos de graduação e terá 500 vagas.

A previsão, segundo o pró-reitor de graduação da USCS, Marcos Antonio Biffi, é que o departamento de marketing da instituição comece a trabalhar o processo seletivo para o campus da Capital ainda em fevereiro. A unidade será destinada aos alunos dos cursos de Tecnologia, Gestão Empresarial, Administração, Pedagogia e Direito. “Brincamos que estamos no caminho inverso, já que geralmente o Grande ABC é alvo”, comenta.

De acordo com Biffi, ainda não é possível especificar qual será o investimento empregado na expansão, tendo em vista a necessidade de saber a quantidade de alunos aprovada no vestibular. “É um prédio alugado, mas pagaremos apenas pelo espaço físico utilizado”, explica.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;