Economia Titulo
FGTS: UGT levará proposta a Lula
Marcelo de Paula
Especial para o Diário
30/08/2007 | 07:10
Compartilhar notícia


Melhorar a remuneração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e garantir mais espaço para os trabalhadores no Conselho Curador do Fundo. Essas são as propostas que a UGT (União Geral dos Trabalhadores) pretende levar ao presidente Lula no dia 3 ou 5 de setembro.

Atualmente, o FGTS rende 3% ao ano mais TR, enquanto a poupança, um dos rendimentos menos rentáveis, rende 6% mais TR.

“No mínimo, o FGTS tem de render igual à poupança. Não dá para aceitar que o dinheiro do trabalhador renda tão pouco assim”, afirmou o presidente da UGT, Ricardo Patah.

O sindicalista lembra que os bancos usam dinheiro do FGTS para financiar imóveis com taxa em torno de 8%, muito acima do que recebem os trabalhadores.

“Os bancos argumentam que o aumento da remuneração do FGTS vai tornar o financiamento mais caro. Mas por que somente os trabalhadores têm de arcar com isso? Tá na hora das grandes fortunas também darem sua parte”.

Participação - O Conselho Curador do FGTS é formado hoje por quatro representantes dos trabalhadores, quatro dos empresários e oito do governo. A UGT pretende mudar isso.

“O problema é que a representação no Conselho não é paritária, apesar de o dinheiro ser do trabalhador. É justo que os trabalhadores tenham um peso maior nas decisões”.

Outras centrais sindicais – CUT, Força Sindical, CGTB e NCST – também se manifestaram a favor dessas mudanças por meio de uma nota oficial emitida quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;