Economia Titulo
Setor petroquímico planeja negociar insumos em bolsa
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
18/10/2005 | 08:41
Compartilhar notícia


Os preços de insumos petroquímicos no mercado internacional poderão ser cotados pela Bolsa de Valores de Londres, assim como já ocorre com as resinas plásticas PEBDL (Polietileno Linear de Baixa Densidade) e PP (Polipropileno). O objetivo da proposta é proteger as principais matérias-primas da cadeia produtiva de oscilações bruscas de preços – causadas por especulações ou bolhas de mercado.

Embora já seja discutida no mercado, a proposta será apresentada pela primeira vez a executivos e especialistas do setor na próxima quinta-feira durante o Invest Plastic – 1º Fórum Internacional Plástico na Bolsa de Londres, em São Paulo. Empresas de logística, instituições financeiras e corretoras também participarão dos debates. O evento será acompanhado pela BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e por representantes da LME (London Metal Exchange).

A decisão de escolher o Brasil para sediar a rodada inicial de debates não surgiu por acaso. O país é hoje o oitavo maior produtor mundial de resinas petroquímicas e plásticas, líder na América Latina. Grande parte da indústria nacional do setor está concentrada no Grande ABC, com destaque para o Pólo Petroquímico, em Santo André.

Segundo Mariângela Guazelli, organizadora da Invest Plastic e responsável pela presença da LME no Brasil, com a introdução dos contratos de insumos petroquímicos na Bolsa de Londres será possível desenvolver ferramentas de controle de riscos e de exposição dos produtos à volatilidade de preço. "Trata-se de uma tendência que tem sido discutida no mundo e que considera mais uma opção de informação e negociação. O evento deverá se tornar uma pedra fundamental nas negociações de resinas no Brasil e na América Latina", diz.

Além de evitar a volatilidade, abrir espaço para a comercialização de insumos petroquímicos na Bolsa de Londres dará segurança para multinacionais realizarem novos investimentos no setor e atrairá às petroquímicas recursos do mercado financeiro, segundo Mariângela.

"Circulam diariamente no mercado financeiro US$ 6 trilhões sem destino certo, que não se fixam em lugar algum. Oferecer a investidores um setor mais sólido, blindado de especuladores, sem dúvida vai possibilitar a atração de parte desse dinheiro todo."

Base – A implementação de um sistema de compra e venda de resinas via Londres também poderá fazer do Brasil plataforma de abastecimento mundial. Isso porque todo o insumo petroquímico negociado na capital inglesa obrigatoriamente sai de armazéns filiados – atualmente apenas Houston (EUA), Rotterdam (Holanda) e Cingapura.

"Por questões de custos operacionais, a fixação de uma base na América do Sul é fundamental. Como líder do setor, o Brasil é forte candidato a implementar uma base filiada à Bolsa de Londres", afirma Evandro Soares Filho, consultor para o mercado interno e ex-diretor da PQU (Petroquímica União).

Segundo ele, a possível entrada de toda a cadeia de insumos petroquímicos na Bolsa de Londres dará ao mercado maior profissionalismo. "Não haverá espaço para amadorismo. No mercado financeiro, a informação é instrumento mais que importante. Acompanhar cada passo do setor e estar inserido nesse contexto será essencial para a conquista de bons negócios", avalia Soares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;