Setecidades Titulo Diário nos Bairros
Teatro ensina crianças sobre respeito no trânsito

Peça ‘Pela Estrada Afora’ fala dos perigos do uso de celular no volante e cuidados necessários para atravessar a rua

Por Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
19/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Plantar educação para colher um mundo melhor. Foi o que aconteceu com as crianças do Jardim das Nações, em Diadema, sábado, na edição do Diário do Grande ABC nos Bairros, que tomou conta da EE José Piaulino. O evento tem patrocínio da Ecovias e Consladel e apoio da Sabesp e governo do Estado de São Paulo.

Nem mesmo o frio fez com que a vizinhança desistisse de participar da ação social. Durante todo o dia, pais e filhos compareceram para acompanhar diversas atividades, como cama elástica e teatro.

E a peça apresentada pela Ecovias e apoiada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) foi Pela Estrada Afora. O espetáculo conta de Quindim e Coraline, que embarcam em viagem à praia e ao longo do caminho dão dicas sobre segurança no trânsito. Segundo Edelir Almeida Santos, supervisora de sustentabilidade da Ecovias, a ideia é que as crianças, além de aprender, levem as informações para casa. “A preocupação é que os jovens despertem o olhar para a segurança no trânsito desde pequenos”, explica. “Eles se envolvem no espetáculo e se sentem parte do trânsito”, ressalta a profissional.

E de fato os presentes prestaram atenção e interagiram com os atores. Alex de Paula Nobre, 10 anos, assistiu a todo o espetáculo com atenção. “Gostei muito. Me ensinou que não se pode passar de carro no sinal vermelho. Agora vou falar para minha mãe e meu padrasto. Quando eu puder dirigir vou tomar cuidado”, diz o garoto.

Wallison Castro, 11, afirma ter aprendido sobre ter respeito e atenção no trânsito. “Quando for atravessar a rua tenho de olhar para os dois lados. E não pode usar celular enquanto dirige”, observa. No fim da peça, os presentes ganharam gibi da Turma da Mônica com histórias que dão diversas dicas sobre segurança e respeito no trânsito.

 

População realiza exames de saúde e aprende a cuidar da boca

 

Entre uma atividade e outra, a criançada pôde se dedicar a aprender algo importante, que é o cuidado com os dentes. A profissional Letícia Costa de Oliveira ressaltou aos presentes da importância de fazer higiene bucal.

Entre os ensinamentos, os jovens aprenderam a escovar corretamente os dentes, sem machucá-los, e da importância de realizar a limpeza, principalmente após as refeições. “Tem gente que come doce e vai brincar. Toda vez que comer algo, principalmente com açúcar, tem de fazer escovação”, diz.

Jonatan Braim, 9, observa que agora sabe escovar corretamente os dentes. “Estava fazendo mais ou menos”, brinca. “Aprendi que na escova tem uma parte que serve para escovar a língua, e que se não limpar pode dar bactéria. Agora vou contar isso para outras pessoas”, afirma.

A população também teve à disposição medição de pressão arterial e teste de glicemia. Michael Wilson Rodrigues Antunes, professor de enfermagem, alerta ser importante cuidar das duas coisas. “Muita gente não tem noção da gravidade da hipertensão e da diabetes, pois são doenças silenciosas. Muitas pessoas descobrem aqui, conosco, e depois podem começar a tratar os problemas. Tem até gente que chega com medo da picada para o exame da glicemia. Mas falamos que não dói e no fim acabam fazendo.”

 

OPORTUNIDADE

“Moro aqui perto. Aproveitei a chance para medir minha pressão e saber se tenho diabetes. Vi que está tudo bem. Esse evento é bom para a sociedade. Dá para cortar cabelo e até ver vaga de emprego.”

Isaias de Jesus




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;