Cultura & Lazer Titulo Fotografia
Olhar pioneiro e apimentado
Sara Saar
Especial para o Diário
14/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Imagens repletas de cores em contraste, que flertam com o universo da estranheza, indicam que o fotógrafo Guy Bourdin (1928-1991) sai do lugar-comum, no que se refere às campanhas de moda. O Mube (Museu Brasileiro da Escultura) começa amanhã uma retrospectiva com a apimentada mostra inédita "A Message for You", que exibe 177 trabalhos do artista francês.

Sobre o nome da exposição, o curador Chico Lowndes tem uma resposta na ponta da língua. "Todas as imagens trazem narrativas. Contam histórias. Bourdin foi o primeiro a inserir os grandes planos cinematográficos na fotografia, além de ser o responsável pela criação do contexto", afirma.

Quem for à mostra será conduzido a uma visita pelo mundo de fantasia, luxo e prazer do fotógrafo. Terá acesso a imagens publicadas em revistas internacionais de moda e campanhas de grifes famosas, além de poder conferir os primeiros editoriais em movimento da história.

Todo o material, produzido entre 1950 e o início dos anos 1990, foi reunido por intermédio de Samuel Bourdin, filho único de Guy. "Os trabalhos que embarcaram para o Brasil estavam repartidos em exposições de Xangai (China), Moscou (Rússia) e Paris (França)", conta.

Para curador, Bourdin ainda é considerado o fotógrafo mais transgressor da geração. "Soube como ninguém utilizar a liberdade de expressão. Ele trouxe uma carga de fetiche para as imagens, que já envolviam glamour e insinuação", aponta. Um processo experimental que redefiniria a estética das fotografias de moda até os dias atuais.

A mostra é voltada ao grande público - não se restringe ao especializado - e promete agradar todos que apreciam as artes visuais. A Message for You é a terceira edição do projeto Iguatemi Photo Series, com curadoria de Lowndes. As anteriores trouxeram Heaven to Hell - Belezas e Desastres (David LaChapelle) e Chop off their Heads (Rankin).

A Message for You - Exposição de fotografia. Até o dia 31; de segunda-feira a domingo, das 10h às 19h. No Mube - Avenida Europa, 218, São Paulo. Tel.: 3081-8611. Entrada Franca

(Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;