Política Titulo Por motivos pessoais
Delegado desiste do Trânsito no governo Grana
Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/03/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O delegado Gilmar Camargo Bessa, responsável pela investigação do escândalo de corrupção no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), desistiu de assumir a diretoria municipal de Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança Pública. Após aceitar no início do ano a proposta firmada pelo titular da Pasta, José Luiz Navarro, Bessa justificou motivos pessoais para recuar e rejeitar o comando do setor no governo Carlos Grana (PT).

Bessa mudou de ideia ao escolher continuar em sua função na Polícia Civil, na qual lidera a Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente. "Pensei, pensei e preferi dar prioridade à carreira (na corporação)", sustentou, embora tenha forte ligação profissional com Navarro, quando o titular da Pasta comandou o policiamento da região, de setembro de 2009 a maio de 2011.

A opção particular do delegado se deu logo em seguida à repercussão negativa do caso Semasa. Ele preside inquérito - ainda em apuração - que desgastou a imagem do ex-prefeito Aidan Ravin (PTB), um dos acusados de participar de esquema de corrupção na autarquia. Por outro lado, Bessa negou relação política na indicação. Apesar disso, a transferência para a Prefeitura não foi bem-vista na ocasião. A administração petista paralisou o ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Casa Civil para requerer a liberação do delegado.

Na oportunidade, Grana defendeu a indicação por avaliar ser de critério técnico - Bessa trabalhou como diretor da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de São Bernardo entre 2009 e 2010. Com a decisão adotada pelo delegado, ele permanece à frente da investigação do caso Semasa - recentemente, garantiu que não passará impune.

Diante da recusa, o prefeito manterá solução caseira com a nomeação de Epeus Pinto Monteiro para exercer a função. Petista, Epeus é servidor de carreira do Paço e já foi candidato a vereador em Santo André. Antes da vitória eleitoral de Grana, em outubro, o funcionário concursado estava emprestado para a Prefeitura de São Bernardo, atuando como diretor de Transportes e Vias Públicas.

 

DESMEMBRAMENTO

Grana cogita desmembrar a Secretaria de Segurança e Trânsito. A proposta está sendo estudada pela equipe responsável pela reforma administrativa que será enviada à Câmara.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;