Memória Titulo Memória
As histórias do meia-armador Arapa

Há 40 anos São Bernardo sagrou-se vice-campeão infanto-juvenil estadual de futebol

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Há 40 anos São Bernardo sagrou-se vice-campeão infanto-juvenil estadual de futebol, num certame que reuniu outras 63 equipes. A promoção foi do Defe (Departamento de Esportes e Educação Física). O campeão foi o Pirituba – 1 a 0 frente ao São Bernardo no final da prorrogação.

Um daqueles jogadores, Enzo Vicent, guardou a reportagem da finalíssima, publicada pela extinta Gazeta de São Bernardo.

A decisão foi no estádio do Nacional, na Capital. E três jogadores seguiram carreira profissional: Zanata (Saad), Milton Cruz (hoje funcionário de carreira no Departamento de Futebol do São Paulo) e ele próprio, Enzo, apelido Arapa, que jogou na Portuguesa Santista por cinco anos e seguiu carreira no Londrina e Paraguaçuense.

JOSÉ ROSSI

Enzo nasceu em Rudge Ramos, em 7-10-1956. iniciou nas escolinhas do professor Rossi, em Vila Vivaldi. Atuou no Meninos, Aliança e Palestra. Era meia-armador e jogou até os 35 anos.

OS VICE-CAMPEÕES

Sérgio Caiado (técnico), Zé Carlos, Angelo Toldo, Edwar, Geraldo, Casimiro, Fernando, Ciciá, Toninho, Ganso, Ervin, Valentim, Laércio e Wilson Formigoni; agachados: Pedro Paulo, Zanata, Valmar, Arapa, Adalberto, Torres, Marquinhos, Ficher e Milton Cruz.

Ciciá é filho do mesmo Ciciá que interessou ao Corinthians Paulista na década de 1950. O Timão o procurou no Jabaquara e precisou levar, de contrapeso, sem querer, o jovem goleiro Gilmar, que depois se tornaria bicampeão pelo Brasil nas Copas de 1958 e 1962.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Musica instrumental de diversos gêneros. Aos domingos, especial das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). Estadão Acervo. As curiosidades da Copa de 1986, que deveria ser na Colômbia, mas acabou acontecendo no México; uma curiosa festa junina realizada em São Luiz (Maranhão); Luiz Ayrão fez uma música para essa Copa do Mundo chamada Camisa Amarela, muito boa de se ouvir e cantar. Ele está com 71 anos, assistiu a final de 1950 e vai dizer qual foi a melhor Copa de sua vida. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e às 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres – Entrevista ao vivo com Maria Margarethe Lira, coordenadora da Creche Lar São José, de Diadema, com a participação de Luiz Fernando do Vale.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9) – Memória. Notícias históricas de antigas Copas do Mundo. Excepcionalmente amanhã, domingo, de madrugada, da 1h10 às 2h10.

A copa de 1958

A primeira Copa a gente nunca esquece. A minha foi a de 1958 (Suécia). Eu tinha 12 anos, morava na Rua Heloísa Pamplona, em São Caetano (bem em frente ao Grupo Escolar Senador Flaquer). Acompanhei com meu pai pelo rádio (Rádio Bandeirantes) e o que ficou na minha memória foi a enorme quantidade de balões pelo céu logo após o final do jogo e que seguiu noite adentro. Nunca mais vi coisa semelhante. Passei horas esperando em vão que algum caísse perto de casa.

No dia seguinte acordei cedinho para pegar um exemplar da Gazeta Esportiva numa banca perto de casa, na esquina com a Conde Francisco Matarazzo.

Outra frustração, todos os exemplares já tinham sido vendidos.

Os gols da partida a gente só viu na televisão (TV Tupi) dois dias depois.

Professor Antonio de Andrade, da Universidade Metodista

Em 14 de junho de...

1909 – Afonso Pena morre no Rio de Janeiro, então no início do terceiro ano de governo como presidente da República.

1914 – Inaugurado o Matadouro Modelo de Santo André, pela família Martinelli, que anos depois seria incorporado pelo Swift.

1969 – Estátua Exposta de Agenor, representando São Pedro e ofertada ao papa Paulo VI, expostas na Praça da Sé.

– Morre a atriz Cacilda Becker.

– Inauguração da TV Cultura, da Fundação Padre Anchieta.

1974 – São Bernardo inaugura 1ª Feira dos Municípios do Estado de São Paulo.

News Seller há 50 anos

Domingo, 14 de junho de 1964 – ano 7, nº 318<

Primeira Página – Cinco mil casas para trabalhadores serão construídas em terrenos do Iapi (Previdência Social) entre o Ipiranga e São Caetano, anunciou o secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, Roberto Gebara.

Santos do dia

- Rufino

- Eliseu

- Digna

- Bv. Francisca Paula de Jesus, a Nhá Chica. Mineira. Viveu no século 19. Reconhecida como venerável, uma vez que o papa Bento 16, em 14-1-2011, aprovou suas virtudes heroicas.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 14 de junho de 1984 – ano 27, nº 5545

Manchete – BNH cria aluguel com a opção de compra de imóvel; reajuste trimestral para o IR

Ribeirão Pires – Prefeito Valdirio Prisco quer mudar o uso de solo. E apresenta o Plano de Desenvolvimento à Emplasa.

Movimento Sindical – Trabalhadores em greve na Enco-Zolcsak, de São Bernardo.

Gente – Pixote, o jovem ator de Diadema flagrado roubando, ganha casa no Rio e curso de teatro.

Música – A trova de Belchior no Salão Nobre da Metodista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;