Setecidades Titulo Educação
Desafio de Redação chega à 7ª edição e é lançado hoje em São Caetano

Tema do concurso literário voltado a estudantes será revelado durante solenidade

Thaís Moraes
Do Diário do Grande ABC
13/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Sétima edição do Desafio de Redação, concurso literário aguardado todos os anos por milhares de estudantes do Grande ABC, será lançada hoje, às 15h, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano). O evento terá a presença do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, e do secretário de Educação da cidade, Daniel Contro, que ministrará palestra.

Diretores e professores das escolas também participarão da largada do projeto. Em seis edições, foram produzidos cerca de 820 mil textos por alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O concurso é promovido pelo Diário e correalizado pela USCS, além de contar com patrocínio da Petrobras e apoio da Ecovias, concessionária que administra o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes).

Apesar da expectativa e curiosidade dos participantes, o tema deste ano só será revelado durante a solenidade. Mas é possível adiantar que todos os estudantes terão uma grande oportunidade para exercitar criatividade e ampla análise de mundo. Há sete anos, os assuntos abordados durante a jornada literária procuram fazer com que os jovens reflitam sobre problemas atuais.

O diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, destaca a sintonia dos temas junto à sociedade. “O projeto traz sempre assuntos relevantes para se discutir em sala de aula. O número de redações mostra como o projeto já está inserido no Grande ABC. Tenho certeza que será outro sucesso.”

De acordo com a coordenadora de Marketing do Diário e coordenadora do concurso, Claudia Zeber, a iniciativa surgiu da necessidade de falar com o público jovem. “Queremos saber quais são os anseios e o envolvimento deles com o tema”, explica.

Podem participar do concurso alunos de escolas públicas e particulares matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e adultos). Os participantes são divididos em seis categorias e os vencedores selecionados por idade e por município.

O autor da melhor redação – entre os matriculados no último ano do Ensino Médio – ganhará bolsa de estudos integral da USCS. Já os outros vencedores, cerca de 50, serão premiados com notebooks, televisores de bicicletas.

A aluna do Centro Educacional Sesi, de São Bernardo, Maria Eduarda Marques, 13 anos, foi ganhadora da categoria 6º e 7º ano por idade no ano passado. “Foi uma experiência muito legal e eu não esperava ganhar. Neste ano também pretendo participar”,conta.

Em 2012, a estudante de Diadema Mayra Caroline dos Anjos levou a bolsa de estudos integral da USCS.

Para o coordenador do projeto na USCS, Joaquim Celso Freire, a iniciativa leva oportunidades de conhecimento a várias comunidades. “É a chance de exercitar a escrita, algo que vem se perdendo com o tempo até em função dos acessos às novas tecnologias. A proposta é levar a discussão da escola também para a família”, avalia.

Provas começam na segunda-feira

A produção de textos para a sétima edição do Desafio de Redação começa na segunda-feira e termina em 26 de setembro, podendo o período ser prorrogado. Vinte e cinco promotores aplicarão as provas. Segundo Claudia Zeber, coordenadora do projeto no Diário, o objetivo é superar o evento do ano passado, que registrou a participação de 300 escolas e 150 mil adesões.

Rio Grande da Serra será a primeira cidade a receber a equipe. Depois será a vez dos participantes de Ribeirão Pires, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Santo André e Mauá.

Alunos interessados em participar deverão preencher ficha e entregá-la no dia do concurso na escola.

Os estudantes terão até uma hora para produzir os textos e deverão preencher no mínimo 20 linhas e no máximo 30. As produções serão corrigidas pela Comissão de Avaliação, formada por universitários e professores da USCS, levando em conta os seguintes critérios: coerência com o tema proposto, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e obediência ao número de linhas propostas.

Outras edições

A primeira edição do concurso foi realizada em 2007 com o tema Minha cidade no amanhã e registrou mais de 94 mil textos participantes.

No ano seguinte, o tema proposto foi amizade. Alunos do Ensino Fundamental escreveram sobre contatos mediados pela tecnologia, com Amizade.com e os discentes do Ensino Médio trataram de Amizade na rua. O número de inscrições chegou a 128 mil. Em 2009, o assunto foi Água: a vida do planeta e contabilizou 140 mil redações. O tema Crack, tô fora! foi tema do quarto concurso, onde foram produzidos 145 mil textos. Em 2011, o Desafio de Redação estimulou a produção de 165 mil textos, que abordaram o tema Profissões do futuro, para os estudantes até o 2º ano do Ensino Médio. Já os alunos do último ano, em fase pré-vestibular, escreveram sobre Profissões do pré-sal, da indústria do petróleo e gás.

No ano passado, 150 mil candidatos dissertaram sobre Álcool, você não precisa disso para se dar bem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;