Cultura & Lazer Titulo
Costa Senna celebra cordel e MPB neste domingo em Santo André
Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
05/06/2005 | 09:02
Compartilhar notícia


Uma celebração à cultura nacional. É assim que pode ser definida a apresentação do cantor e compositor cearense Costa Senna neste domingo à tarde no Parque Prefeito Celso Daniel, em Santo André. Numa mistura de música, poesia, rimas, métricas e muita literatura de cordel, o artista destaca 12 composições dos álbuns Moço das Estrelas, Costa Senna em Cena e Fábrica de UnirVersos, o trabalho mais recente do poeta popular. "Vamos unir palavras e misturar o cordel com música popular brasileira. Trata-se de um trabalho muito descontraído porque as canções trazem trocadilhos e até trava-línguas", conta Senna. Em outras palavras, o público poderá conferir uma espécie de fusão do som urbano com a música produzida pelo cantador de viola, pandeiro da embolada e ritmos tradicionais brasileiros, sem, no entanto, negar a globalização musical. "O cordel está contido em qualquer manifestação oral. Toda vez que dois versos rimam, aparece a métrica do cordel, seja no rap ou no rock, por exemplo".

No palco, o cearense terá a companhia de Wagner Bertocco (baixo e voz), Amílton Silva (percuteria, mistura de percussão e bateria), Alê Silva (teclados) e Thiago Stocco (viola, violão, bandolim e voz), responsável também pela direção musical do show. Entre uma música e outra, a apresentação contará com fragmentos de literatura de cordel numa espécie de introdução ao tema da próxima composição. "Há mais de 20 anos tenho meu trabalho alicerçado no cordel. Embora essa literatura tenha sido trazida pelos portugueses, quando ela se espalhou pelo Brasil ganhou uma cara genuinamente brasileira", explica o músico. Quanto ao público, Senna não consegue definir facilmente quem são as pessoas que se interessam pelo cordel, mas que elas existem não há dúvidas. "O importante é o artista fazer um trabalho de formação de público e isso eu tenho feito há algum tempo. Está nascendo um novo público e ele não é fabricado pela mídia e sabe apreciar o trabalho regional de conteúdo universal", finaliza.

Costa Senna - Show. Neste domingo, às 16h. No Parque Prefeito Celso Daniel - av. Dom Pedro II, 940, Santo André. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;