Esportes Titulo
Secretário do Pan espera mais recursos
Da Agência Brasil
30/12/2006 | 13:51
Compartilhar notícia


O terceiro convênio do Ministério do Esporte com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para a importação de equipamentos esportivos deve ser concluído em janeiro de 2007, informou o secretário-executivo dos Jogos Pan-Americanos, Ricardo Leyser.

Segundo ele, devem ser investidos R$ 4,8 milhões para atender demandas de ciclismo, patinação, taekwondo, triatlo, vela e voleibol. Os equipamentos, distribuídos pelo COB às federações, serão usados em treinamentos de atletas e nos jogos do Pan. Em 2004, R$ 11,5 milhões foram gastos em outras modalidades esportivas, como atletismo, boxe e canoagem.

Para o secretário, esses esportes “menos popularizados” precisam de investimentos. “Justamente aqueles que são menos praticados, por dificuldades de equipamentos, é que precisam de investimento. Bola de futebol, você acha em qualquer esquina. Para o tiro com arco, ciclismo e canoagem, muitas vezes, não há equipamentos no Brasil".

De acordo com Leyser, todos os equipamentos importados são específicos para competições esportivas profissionais. “Estamos aproveitando a realização do Pan-Americano no Brasil para elevar o nível de treinamento das seleções e, com isso, ter um resultado melhor”.

Sobre a estrutura para a realização dos jogos - marcados para os dias 13 a 29 de julho, no Rio de Janeiro - ele disse que as obras devem ser concluídas com antecedência. “Não teremos problemas em 2007. O Rio de Janeiro estará preparado para sediar não só o Pan, mas qualquer outra competição de alto nível”.

O Pan-Americano vai reunir cerca de 5,5 mil atletas de 42 países para disputar 55 modalidades esportivas. Os jogos voltam ao Brasil depois de 43 anos: em 1963 o evento foi realizado na cidade de São Paulo.

A infra-estrutura montada para o evento será aproveitada para a realização da 3ª edição dos Jogos Parapan-Americanos, que acontecerá entre os dias 12 a 19 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;