Sua Saúde Titulo
Surto de Varicela (Catapora)

A varicela é uma doença aguda e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zóster

Leo Kahn
21/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A varicela é uma doença aguda e altamente contagiosa causada pelo vírus varicela-zóster, sendo mais comum em crianças na primeira década de vida, porém pode ocorrer em pessoas não imunes de qualquer idade, sexo e cor.

Na maioria das vezes, principalmente em crianças, evolui sem consequências mais sérias, mas pode ter evolução grave e até causar a morte, sendo consideravelmente maior o risco quando ocorre em adultos principalmente imunodeficientes. A mortalidade em crianças saudáveis é de dois para cada 100 mil casos, nos adultos é em média 30 vezes maior.

Essa infecção confere imunidade permanente, embora a catapora não recorra, o vírus permanece em algumas células da medula e pode ser estimulado a reaparecer depois como herpes zoster.

A catapora é facilmente disseminada entre pessoas pela respiração, por pequenas gotas eliminadas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada ou através de contato direto com o líquido das feridas abertas. Uma pessoa que não é imune ao vírus tem 70% a 80% de chance de ser contaminada se exposta à outra que esteja em um dos estágios iniciais da doença.

A doença pode ser evitada através da utilização da vacina com uma queda significativa do número de casos e de óbitos. Nos Estados Unidos, antes da vacina estar disponível, ocorria por ano aproximadamente 11 mil hospitalizações e cerca de 100 óbitos devido à varicela.

O médico faz diagnóstico através do quadro clínico típico, com as lesões avermelhadas que geralmente, aparecem primeiramente na cabeça, face e nas costas, que evoluem com a formação de pequenas bolhas por todo corpo. O período de incubação dura de dez a 21 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.

SINAIS E SINTOMAS:
- Febre entre 37,5° e 39,5°.
- Mal-estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Diarreia.
- Cansaço.

Após 24 a 48 horas surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido que posteriormente formarão crostas, e que provocarão muita coceira e são desconfortáveis.

SAIBA MAIS
- A varicela pode ocorrer durante o ano todo, porém observa-se um aumento do número de casos no período que se estende do fim do inverno até a primavera, sendo comum, neste período, a ocorrência de surtos em creches e escolas.
- A maioria da população de adultos em áreas urbanas é imune, mais de 90% nos grandes centros.
- É importante evitar a contaminação das lesões por bactérias o que complica o quadro.
- Adultos ou pessoas debilitadas que se contaminem com o vírus da catapora requerem cuidados especiais.
- A vacinação é recomendada para crianças a partir de 1 ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
- A catapora durante a gravidez pode causar pneumonia viral, trabalho de parto prematuro, e raramente, morte da mulher. Além disso, 25% dos fetos são infectados.
- Procure evitar contato direto com pessoas doentes.
Não arranque as crostas que se formam quando as vesículas regridem.
- Mantenha o paciente em repouso enquanto tiver febre.
- Utilize alimentos leves e muito líquidos.
- Crianças devem permanecer afastadas de sua escola ou creche até que este estágio infeccioso seja ultrapassado.
- Os adultos com catapora que trabalham com crianças também devem ser afastados do trabalho.

COMPLICAÇÕES DA CATAPORA
- Infecção bacteriana secundária das feridas.
- Desidratação por vômitos e diarreia.
- Pneumonia viral.
- Neurológicas como síndrome de Reye, síndrome de Guillain-Barre e encefalite.
- Púrpura e plaquetas baixas.
- Atualmente a vacina não faz parte do calendário de vacinação do Brasil.
- Caso necessário, procure o médico pediatra ou infectologista para o tratamento preventivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;