Cultura & Lazer Titulo
Internet bate telefone e TV em pesquisa
Por
13/10/1999 | 15:52
Compartilhar notícia


Perdidos numa ilha deserta, 67% dos norte-americanos escolheriam a Internet como companhia ao invés do telefone (22%) e da televisao (8%), segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Cyberstudy para a America Online (AOL). Para o Chief Operating Officer (COO) da AOL, Bob Pittman, a relevaçao mais importante da pesquisa foi que 52% das famílias chegaram a mudar móveis na casa para acomodar o computador, como aconteceu com a televisao chegando às salas de visita nos anos 50.

Maior provedor de acesso do mundo, a AOL, com 18 milhoes de assinantes nos EUA e estimativamente 36 milhoes utilizando o serviço, continua crescendo com um novo cliente a cada 3,5 segundos. E esse mercado parece estar assegurado pelos próximos anos já que 63% das crianças norte-americanas preferem ficar on-line do que ver TV. A pesquisa mostrou que 88% dos norte-americanos usam a Internet para trocar mensagens com amigos e família, sendo que 35% deles recorrem a ela como primeiro instrumento de comunicaçao. Segundo Pittman, pela primeira vez a televisao está perdendo audiência em relaçao a alguma mídia nos EUA. Outra pesquisa revelou que 78% dos americanos gastam menos tempo assistindo à TV para acessar a rede.

A AOL aposta que o mercado de Internet nos EUA vai acrescentar entre cinco milhoes e oito milhoes de casas ao ano, passando dos atuais 30 milhoes de famílias online para 75 milhoes. Segundo Pittman, o mercado brasileiro se parece hoje com o americano de dois ou três anos atrás, mas é possível que haja um crescimento ainda mais acentuado. "É um mercado robusto", afirmou Pittman.

A AOL vai começar a oferecer o serviço padrao no Brasil até o final do ano e, embora os executivos nao revelem planos, afirmam que o objetivo é nada menos que ser o líder. "Já que nosso objetivo é ser o líder, vamos oferecer a melhor relaçao custo benefício", afirmou o presi dente da AOL International, Jack Davies. Nos EUA, o AOL cobra US$ 21,95 mensais por acesso ilimitado, e 9,95 libras por acesso ilimitado na Gra Bretanha, onde o assinante conta ainda com uma promoçao de um pence por minuto de chamada local.

A AOL já tem operaçoes em 14 países, tendo lançado o serviço em Hong Kong em setembro. A estratégia da empresa é regionalizar o serviço AOL: em Hong Kong, por exemplo, foi implantado um sistema bilíngue; na Alemanha, houve a estréia do banking online da AOL por causa do estreito horário dos bancos; e a única webpage com ícone para informaçoes metereológicas é a da Gra-Bretanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;