Palavra do Leitor Titulo
Podem ser recondicionados?

função do amortecedor é manter o contato constante entre o pneu e o solo, diminuindo os impactos...

Dgabc
05/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A função do amortecedor é manter o contato constante entre o pneu e o solo, diminuindo os impactos causados por superfícies irregulares em que o veículo trafega. Estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente, o que pode ser identificado pela falta de controle do veículo em curvas ou mesmo a falta de estabilidade em linha reta.

O que determina o momento da troca do amortecedor não é simplesmente a quilometragem percorrida, mas o tipo e o local onde os veículos são utilizados. Além disso, por ser componente diretamente ligado à segurança veicular, não é tecnicamente recomendável qualquer tipo de recondicionamento dos amortecedores veiculares. Só existiria uma forma segura de efetuar o recondicionamento de um amortecedor, o que significa a desmontagem total com troca de todos os seus componentes, inclusive o óleo, utilizando produtos de boa qualidade e efetuando todos os testes de carga após o trabalho.

Obviamente, neste caso o custo seria inviável e maior que o de fabricação de um similar, portanto, não existem formas seguras de recondicionar amortecedor. Apesar disso, existem no mercado vários recondicionadores que vendem seus produtos sem nenhum critério técnico ou ensaio para comprovar sua eficiência. Há casos em que apenas pintam o amortecedor ou substituem o óleo através de um furo na carcaça. Normalmente este óleo não é o recomendado e a quantidade não é controlada, resultando em formas de atuação totalmente diferentes dos novos.

Os resultados com a utilização desses componentes são veículos desconfortáveis, instáveis e inseguros principalmente em curvas e desníveis, além da possibilidade de aquaplanagem e aumento na distância de frenagem, o que poderá provocar ou potencializar acidentes graves.

Felizmente, desde novembro de 2012, os fabricantes de amortecedores passam por avaliação do Inmetro, sendo que todos esses componentes devem ter inserido no seu corpo o selo da instituição. Apesar disso, não tenho dúvidas de que os tais recondicionadores continuarão a oferecer seus produtos no mercado, prejudicando as pessoas menos informadas.

Ao fazer manutenções nos veículos não pensem somente na economia que farão no momento, mas nos resultados que isso poderá trazer para sua segurança, da sua família e dos outros que nada têm a ver com isso.

Hélio Cardoso é especialista em perícias envolvendo veículos automotores e escritor.

Palavra do Leitor

Fim do mundo!

Com tudo que está acontecendo, estou chegando à conclusão de que a civilização maia estava certa quando anunciou o fim do mundo. Pode ter errado por alguns meses, mas está próximo. Deputados e senadores acabando com as regalias do 14º e 15º salários; a (in)Justiça concedendo liminar para torcedor entrar em estádio para ver jogo e negando para aposentado ser transferido para hospital com UTI; Dilma autorizando a Embaixada Brasileira na Bolívia a contratar advogados, pagos com dinheiro público, para defender torcedores do time de coração do cumpanheru que fizeram baderna; os mensaleiros deitando e rolando enquanto não são encarcerados; inflação, combustíveis, violência e desemprego aumentando etc. Mesmo assim, o (des)governo insiste em dizer que tudo está bem, e aumenta o valor do ‘bolsa esmola' aos cidadãos, que serão os soldados defensores do projeto da reeleição em 2014.

Ailton Gomes

Ribeirão Pires

Responsabilidades

Infelizmente, após a tragédia em campo de futebol na Bolívia, agora todos tiram o ‘cotovelo da seringa', ou seja, a Conmebol, polícia etc. Quanto às liminares, um direito a ser cumprido, se houver prejuízos aos torcedores, também àquela entidade caberá arcar com tudo. Portanto, não adianta jogar mais lenha na fogueira, falando e escrevendo coisas de que não se tem certeza. O que deveria ocorrer seria os chamados grandes clubes do continente formarem outra confederação e deixar de jogar em verdadeiros pastos, onde mais tragédias anunciadas ocorrerão. Já houve mais violência em alguns jogos da última rodada e ninguém tomou providências. É muito suspeito.

José Carlos Soares de Oliveira

São Bernardo

Fernandes

Parabéns ao autor da charge que ilustra este Diário (Opinião, dia 28), que, além da criatividade, retrata momento grandioso de coragem e de renúncia, onde a integridade desiste da luta por não suportar o peso da cruz. É um poema de amor ofertado neste mundo tão degradado. Estamos órfãos do nosso guia, neste momento em que a fé tem valor monetário. Podemos ver aí semelhança com os políticos brasileiros, onde o honesto e que tem dignidade abaixa a cabeça, se retira, deixando os corruptos e perigosos livres, leves e soltos.

Maria José Castiglioni

Santo André

Mixaria

Nós, os aposentados, pensionistas e professores, temos de fazer vaquinha para ajudar nossos queridos deputados federais, pois seus salários não estão sendo suficientes para arcar com suas ‘pequenas despesas'. Pensei que deputado ganhava bem, que seus vencimentos fossem melhores do que os dos aposentados. Nunca vou querer ser um deles e ganhar ‘só isso'.

Ademar Sampaio de Oliveira

São Bernardo

Sem sincronia

Solicito ajuda com relação ao cruzamento das avenidas D. Pedro II com Industrial. Para quem vem da Avenida Goiás, em São Caetano, e tenta acessar o cruzamento para a Avenida Industrial existe falta de sincronia nos semáforos! Ao abrir o farol de acesso da D. Pedro para a Industrial logo acima o semáforo fecha, o que faz com que os veículos que vêm de São Caetano parem, o que gera congestionamento nas vias.

Douglas Pasquini

São Caetano

Cavalo de Troia

O que foi especulação na campanha eleitoral de 2012 caminha para casamento de interesses. Embora tenha negado que não fora bancado nem tinha apoio de Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, do PT, o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, sinaliza firmemente a abertura das portas da administração de nossa cidade ao partido da estrela vermelha. A se consumar essa aliança com a legenda dos mensaleiros, o prefeito são-caetanense trai a confiança dos eleitores e se transforma no Cavalo de Troia que todos os eleitores temiam.

Valter Donizeti Melo

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;