D+ Titulo
Quem se organiza se dá bem
Por Juliana Ravelli
14/08/2011 | 07:07
Compartilhar notícia


A galera que deseja ganhar pontos no Enem sabe que estudo é fundamental, mas sem organização não rende. A primeira tarefa, então, é verificar quais dias e horários serão dedicados a ele e criar uma rotina. É preciso escolher local tranquilo (em casa ou na escola), sem muita circulação de pessoas e longe da TV e do computador.

Segundo Pierluigi Piazzi, professor de Física e autor do livro Aprendendo Inteligência, a cada 30 minutos de estudo é necessário dar pausa de dez minutos para descansar e se alongar. Mas nada de correr pra frente dos eletrônicos nessa hora.

Mais do que ler os conteúdos, tem de fazer anotações e resolver exercícios. Esforce-se para descobrir e entender o que fez de errado nas questões que não acertar. E os textos digitais devem ser impressos em papel. Pierluigi explica que apenas desse modo nosso cérebro consegue absorvê-los; a leitura pelo computador não é assimilada.

Boa alimentação e noites bem dormidas também são essenciais para ter bom rendimento. "Só durante o sono as informações se fixam de forma permanente no cérebro."

De acordo com Clayton Ferreira de Figueiredo, coordenador pedagógico do Singular-Anglo de Santo André, é importante aproveitar os momentos em que está descansado e com pique para estudar as matérias que menos gosta e tem mais dificuldade. Quando a canseira bater, aproveite para revisar aquilo que tem facilidade, ler notícias e livros.

E quem estuda e trabalha? "Como eles têm mais responsabilidade, geralmente aproveitam melhor o tempo. Leem com mais qualidade", afirma Clayton. A alternativa para essa turma é usar os fins de semana sem deixar de separar algumas horinhas para o lazer.

 

Preparar-se para o Enem não pode fazê-lo esquecer do Ensino Médio. É na escola que vai receber formação de verdade. Sem contar que não pode correr o risco de conseguir vaga em uma universidade, mas ser reprovado no colégio.

 

Estudo de manhã, à tarde e à noite

Ellen Xavier Pinheiro, 17 anos, de São Caetano, quer cursar Engenharia de Produção. A meta é a UFSCar, que usará apenas o Enem como modo de selecionar os candidatos. Para atingir o objetivo, a garota traçou planejamento e esforça-se para cumpri-lo.

Superorganizada, frequenta as aulas do 3° ano na EME Alcina Dantas Feijão pela manhã. As tardes de segunda, quarta e sexta são dedicadas aos estudos para Enem e vestibular; terça e quinta são reservadas para o espanhol. À noite, faz curso técnico em Administração. Para não perder tempo e saber no que focar, pesquisou os conteúdos cobrados nas provas. "Meu irmão falou que os exames são difíceis, por isso, comecei a estudar logo."

Com facilidade em Física, segue a dica dos especialistas: dedica-se aos temas que tem menos afinidade e só revisa o que domina. A rotina, claro, não é fácil. "Precisa ter vontade e seguir o que planejou." Ellen sabe até mesmo o que fazer caso não consiga vaga na universidade pública: vai se inscrever no ProUni para obter bolsa e, dessa forma, cursar Engenharia no Instituto Mauá de Tecnologia.

 

Dicas para o estudo

Determine quais serão os dias e horários de estudo. Quem só faz o Ensino Médio pode aproveitar cada dia da semana para estudar uma área do conhecimento exigida pelo Enem: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. A sexta pode ser usada para focar na Redação, e o fim de semana para reforçar o que tem mais dificuldade.

Faça de tudo para não quebrar o esquema estabelecido. Assim, cria disciplina e garante o planejado até o fim.

Leia jornais e acesse portais de notícias para se manter sempre atualizado. As questões do Enem, em geral, estão inseridas no contexto social.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;