Setecidades Titulo Mauá
Morador aprova acesso e quer retorno

Prefeitura adaptou alça para facilitar entrada na Avenida Jacu-Pêssego

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
02/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do bairro Oratório, em Mauá, aprovam a obra feita pela Prefeitura para facilitar o acesso à pista sentido São Paulo da Avenida Jacu-Pêssego a partir da Avenida Ayrton Senna da Silva. Na semana passada, a administração liberou alça que facilita a conversão à esquerda para quem está no sentido Sônia Maria da Ayrton Senna entre na via expressa em direção à Capital. Antes, o motorista tinha de fazer manobra ilegal e percorrer trecho pela contramão para conseguir chegar ao acesso.

Na avaliação de moradores e comerciantes, a adaptação do sistema viário local irá diminuir o risco de acidentes. "Ficou melhor, até porque, além de ser mais seguro, agora podemos virar à esquerda sem levar multa. Antes, muita gente era multada aqui ao entrar no acesso", comenta o cozinheiro Salatiel da Silva Gomes, 35 anos.

Funcionários de uma marcenaria próxima à alça de acesso também veem a obra como satisfatória, mas alertam para a necessidade da instalação de semáforo antes da entrada. A Prefeitura colocou placas de ‘pare' no recuo feito para os motoristas que aguardam para cruzar a via e chegar ao acesso.

O vendedor José Emídio Santana, 51, avalia que a via só ficará segura quando a Prefeitura construir retorno para que os motoristas voltem ao sentido Centro da Ayrton Senna. "Continua perigoso, pois o pessoal tem que retornar ali em frente à fábrica de gás e coloca em risco todos que passam por ali."

Em fevereiro, um caminhão tombou em frente à distribuidora ao fazer o retorno proibido. Pouco tempo depois, foram colocados obstáculos em frente à empresa para tentar impedir a manobra. Mesmo assim, motoristas continuaram a retornar no local, tendo que voltar de ré para a avenida para conseguir concluir a volta.

No início de março, quando foram anunciadas as adequações, a Prefeitura afirmou que faria obras apenas no acesso sentido São Paulo porque a demanda é maior que no sentido contrário.

Na Papa João XXIII, motorista segue com manobra arriscada 

Na Avenida Papa João XXIII, no bairro Sertãozinho, saída da pista expressa para a local continua a ser utilizada na contramão por motoristas que querem sair da marginal para acessar a via rápida. A manobra é arriscada, já que o local é próximo à saída do Rodoanel, de onde vêm veículos em alta velocidade. Após denúncia do Diário, em fevereiro, a Prefeitura havia prometido fechar o acesso em poucos dias, o que não foi feito.

Agora, a administração diz que está em discussões com o condomínio Acibam (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá) para definir os pontos onde serão feitos novos acessos. A Prefeitura afirma que só poderá fechar a saída problemática após a construção das outras duas.

Na semana passada, a equipe do Diário esteve no local e, em dez minutos, flagrou quatro veículos executando a manobra proibida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;