Política Titulo Mauá
Parte do PT quer ver Oswaldo Dias como candidato a deputado estadual

Setores do partido descontentes com Donisete incentivam projeto do ex-prefeito de Mauá

Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
19/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Parte do PT de Mauá tem incentivado o ex-prefeito Oswaldo Dias a lançar candidatura a deputado estadual, em movimento de reação ao desejo do ex-chefe do Executivo mauaense Donisete Braga de resgatar mandato na Assembleia.

Nas últimas semanas, setores da legenda descontentes com Donisete falaram em reuniões do diretório que Oswaldo poderia representar a sigla na corrida a parlamentar estadual no ano que vem como forma de resgatar o legado de suas três administrações na cidade (1997 a 2000; 2001 a 2004 e 2009 a 2012).

Oswaldo afirmou estar “aberto à discussão”, mas que ainda esse assunto não foi debatido. “Na política nada se faz sozinho. Sempre fui pessoa de aceitar a decisão da maioria do grupo, do coletivo ao qual pertenço. Há possibilidade (de se candidatar), mas ainda está muito longe para decidir esse tipo de assunto.”

Uma eventual candidatura de Oswaldo a deputado estadual remonta ao polêmico episódio da troca do cabeça de chapa do PT na eleição em 2012. À ocasião, Oswaldo poderia buscar a reeleição, porém Donisete e os ex-vereadores Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT) e Rogério Santana (hoje na Rede e no governo de Atila Jacomussi, PSB) capitanearam plano para mudança na candidatura alegando baixos índices de intenções de voto de Oswaldo. Essa alteração nunca foi aceita pelo grupo que cercava o ex-prefeito.

“Vamos conversar, ouvir os colegas. E precisamos ver como ficará o sistema eleitoral com a reforma que tramita no Congresso. Tudo isso influencia”, sintetizou Oswaldo.

O ex-prefeito, em 2006, candidatou-se a deputado federal. Recebeu 84.449 votos e ficou como segundo suplente. Na época, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não puxou deputados para seu ministério e Oswaldo ficou sem mandato.

“Em outras ocasiões deputados viraram ministros e suplentes viraram deputados. Com o Helcio (Silva, PT, que era quinto suplente, mas exerceu cargo parlamentar no fim do primeiro mandato presidencial de Dilma Rousseff, PT). A Aline Correa foi eleita deputada em 2006 com 11 mil votos (11.132 adesões) graças à ampla votação do (Paulo) Maluf (PP, 793.827 votos)”, relembra o ex-chefe do Executivo.

Donisete, por sua vez, foi deputado estadual entre 2001 e 2012, quando se elegeu prefeito de Mauá vencendo Vanessa Damo (PMDB) no segundo turno. Na eleição de 2010, teve de dividir votos na campanha de deputado estadual com o hoje secretário de Saúde, Márcio Chaves (PSD), à época pelo PT, e conquistou a cadeira. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;