Memória Titulo
Os 150 anos da Paróquia da Boa Viagem

Grande ABC se prepara para a celebração dos 200 anos da sua primeira paróquia

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/01/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


"A todos colaboradores, arrecadadores, e em especial aos nobres festeiros que já por quatro anos brilhantemente festejam nossa gloriosa padroeira, os nossos agradecimentos e a nossa gratidão." Padre Pedro Celotto, vigário

São Bernardo, e o Grande ABC, preparam-se para a celebração dos 200 anos da sua primeira paróquia, a da Boa Viagem. É o bicentenário. Tempo de lembrar o sesquicentenário da mesma paróquia, em 1962.
Quem guardou a programação foi o advogado Odilon Luiz de Oliveira. Um programa singelo, mas fundamental, com nomes e acontecimentos que precisam ser recuperados e divulgados várias vezes.

As festividades foram em setembro de 1962 e o ponto marcante a inauguração da torre monumento que lembra a da igreja de São Marcos, em Veneza, ao lado do templo que se assemelha ao que está ao lado do Coliseu, em Roma.

Naquele dia - 9 de setembro - realizou-se o Congresso Eucarístico.

Texto da programação: "Amados paroquianos. Festa Jubilar, 150 anos de tradição e de profunda devoção à Virgem Santíssima. Honra e glória de um povo altaneiro e laborioso. É a sua festa. Conservai, amados filhos, este tesouro, a melhor herança de vossos pais. Conservai o entusiasmo e o fervor das santas missões. Lembrai-vos que a devoção à Santíssima Virgem ser-vos-á escudo e amparo na vida e certeza de uma felicidade terna".

Assina a programação o padre Pedro Celotto, vigário (hoje seria pároco). Anunciadas as participações de dom Jorge, o bispo; Lauro Gomes, o prefeito. Vendia-se uma rifa, para correr no Dia de Natal: 1º prêmio, um Volkswagen 1962; 2º prêmio, uma máquina de lavar Rymer.

Foram três procissões, em três dias seguidos: no dia 7, a primeira, da capela São Bartolomeu, no Parque Municipal, até a capela do Riacho Grande, com quermesse para a construção da nova igreja; no dia 8, a Procissão dos Carroceiros, da Vila Baeta à Matriz; no dia 9, a procissão da Boa Viagem, nas ruas em torno da igreja.

São muitos nomes, todos devidamente registrados no programa que o Odilon guardou. Padre Fiorente comandou a missa cantada, padre Jerônimo Angeli fez o sermão.

QUERMESSE 
Organizadores: Atílio Suster, João Vicentini, Benedito Daneluz, Primo Bechelli, Antonio Morassi, Afonso Demarchi, Manoel Russi e Vitório E. Demarchi.

FESTEIROS
Roque e Concetta Menucelli, Helio e Dirce de Souza Mello, Ângelo e Assunta Marson, Bortolo e Olga Basso, Heitor e Rosa Tosi, Arlindo e Antonia Margonari, Sérgio e Maria F. Ballotim, Albino e Santa Demarchi, Ângelo Rafael e Deise Lentini, Miguel e Catarina Postiglioni.

PROCISSÃO NO RIACHO
Organizadores: Omar Bassani, Henrique Rosa, Quirino Vicentini, marianos e filhas de Maria. Família de Cesare Pedron cuidou do andor.

DOS CARROCEIROS
Organizadores: José Lazzuri, Pedro Marson, Camilo Lazzuri, José Marotti, Olice Raiza e Luiz Wisintainer.

ANIMAÇÃO
Corporação Musical Carlos Gomes; fogos: Albanesi.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 27 de janeiro de 1982

Manchete - Semasa destrói cabo na Rua Catequese e bloqueia o sistema telefônico do Diário
Editorial - Manobras prorrogacionistas rondam outra vez
São Bernardo - Moradores revoltados com corte de árvores antigas na Rua Professor Rubião Meira, no bairro Planalto.
Cultura - Bibliotecas do MEC serão automatizadas.
Arte - Centro Cultural Guimarães Rosa promove encontro cultural em parceria com a Associação dos Sociólogos do Grande ABC. Haverá projeção do filme O Grito da Favela, produzido pelo Grupo Forja e dirigido por Tim Urbinatti.

EM 27 DE JANEIRO DE...
1912 - Lei municipal nº 111 autoriza a substituição da iluminação pública em Pilar (hoje Mauá), Ribeirão Pires, Rio Grande (da Serra) e Alto da Serra (Paranapiacaba) de petróleo para eletricidade.
1972 - Seleção Brasileira Feminina de Basquete concentrada em São Caetano para torneio intercontinental a se realizar no Ibirapuera. AS titulares são todas de Santo André e São Caetano: Elzinha, Delci, Odila, Norminha, Nilza e Jaci; o técnico, de Bauru, Antonio Barbosa. 

Trabalhadores
83 - Atílio Scarpinelli, 36 anos, de Jundiaí (SP). Operário da Usina Colombina. Residia à Rua Dr. Justino Paixão.
84 - João Batista Scarpinelli, 42 anos, de Jundiaí (SP). Torneiro da Atlantis. Residia à Rua Campos Sales.
85 - Vergílio Scarpinelli, 46 anos, de Jundiaí. Operário da Atlantis. Residia em Santo André.
Fonte - 2º Livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC. Ano: 1957. Presidente: Trajano José das Neves.

HOJE 
Dia da Elevação do Brasil a Vice-Reinado (1763) e Dia do orador.

SANTOS DO DIA 
Ângela de Merici e Julião.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Nossa Senhora da Conceição. Século 18. Origem: Portugal. Madeira policromada e dourada, com resplendor de prata.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro; Contatos: 3326-1373 - 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Eugenio Boin 

Ele faz 99 anos hoje. Nasceu na fazenda do médico Luiz Felipe Baeta Neves, em Rio Claro (SP). Há 87 vive na Vila Baeta. É o patriarca dos Boin.

DIADEMA

Luiz Pedrozelli, 92. Natural de Campinas (SP). Pracinha brasileiro na II Guerra Mundial. Presidiu a Associação dos Ex-Combatentes de São Bernardo. Faleceu ontem, em Diadema. Será sepultado hoje, às 9h, no mausoléu dos expedicionários do Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo.EM

SÃO CAETANO

Wuppcslander Fiorio (São Caetano 23-11-1957 - Santos 25-1-2012). Irmão do Colégio dos Veneráveis de São Caetano, filho de Silvio Fiorio Neto. Velório e sepultamento ocorreram ontem no Cemitério da Saudade, bairro da Cerâmica.Maria Rodrigues Ramiles, 76. Natural de Gália (SP). Dia 20. Cemitério das Lágrimas.

SÃO BERNARDO

Olívia Ferreira do Nascimento, 90. Natural de Afogados Ingazeira (PE). Dia 25. Jardim da Colina.
Silvia Pereira Jupner, 91. Natural de Campanário (MG). Dia 25. Cemitério dos Casa.
Mitsuye Sato Tochimito, 84. Natural de Promissão (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Edite dos Anjos Silva, 79. Natural de Santa Inês (BA). Dia 25. Jardim da Colina.
Ignacio Delle Donne, 78. Natural de São Bernardo. Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.

SANTO ANDRÉ

Hélio de Almeida Carlos, 70. Natural de Santo André. Dia 19. Cemitério Curuçá.
Pedro Roberto Duarte, 58. Natural de Guinda (MG). Dia 21. Cemitério Municipal de Guida (MG).
Carlos Roberto Bernardo, 47. Natural de São Bernardo. Dia 20, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

MAUÁ
José Manoel da Silva, 40. Natural de Santo André. Dia 21, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;