Eleições 2016 Titulo RIO GRANDE DA SERRA
Maranhão aparece no topo, mas Claudinho segue na briga

Tucano, que concorre à reeleição, atinge 28,8%; petista possui 22%

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
02/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira rodada eleitoral em Rio Grande da Serra, divulgada a 30 dias da eleição, colocou o prefeito e candidato à reeleição pelo PSDB, Gabriel Maranhão, na liderança, mas com o prefeiturável do PT, Claudinho da Geladeira, ainda na disputa.

Maranhão alcançou 28,8% das intenções de voto, contra 22% do petista – 6,8 pontos percentuais a mais para o tucano. Entretanto, como a margem de erro é de cinco pontos percentuais, há configuração de empate técnico. Os dois foram protagonistas da eleição de 2012, quando Maranhão venceu Claudinho.

Os vereadores Edvaldo Guerra (PMDB) e Cleson Alves (PMB), pela primeira vez na corrida majoritária, estão longe da disputa por ora. O peemedebista foi lembrado por 11,8% dos entrevistados e Cleson, ex-petista, foi citado por 5,6%. Outros 17,5% disseram que vão anular ou votar em branco e 14,3% não sabem em quem vão apostar no pleito de outubro.

No levantamento de intenções de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso à cartela com nomes dos candidatos, Maranhão atingiu 20% e Claudinho alcançou 13,3%. Guerra (7,5%) e Cleson (3,3%) surgem atrás. Padrinho de Maranhão e que agora concorre à Prefeitura de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB) ainda apresenta recall em Rio Grande, com 0,4% de eleitores espontâneos.

Maranhão também lidera o ranking de rejeição. No total, 29,5% disseram que não votarão no tucano, candidato à reeleição. Claudinho foi rejeitado por 15,8%, seguido por Guerra (9%) e Cleson (4,4%) – 7% afirmaram que não apostarão em nenhum dos nomes apresentados, 13,3% avaliam ainda todos os prefeituráveis e 21% não sabem.

Claudinho supera Maranhão entre eleitores analfabetos ou com Ensino Fundamental incompleto, enquanto o tucano registra melhor desempenho entre os moradores com Ensino Fundamental completo. O atual perfeito é o preferido entre todas as faixas etárias pesquisadas. Na divisão pelo rendimento familiar mensal, o petista está à frente entre os munícipes com ganhos de até R$ 880.

O DGABC Pesquisas entrevistou 400 eleitores na quarta-feira. O levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob protocolo 07115/2016. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;