Memória Titulo Bispo
Até o bispo foi à festa de São Bartolomeu
Ademir Medici
30/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Texto: Elexina D’Angelo

“Ma que bella giornata”. Domingo, o Sol presenteou a todos com sua presença na 59ª Festa de São Bartolomeo, no Estoril, em São Bernardo.

A missa campal atraiu centenas de pessoas e foi rezada pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Cipollini, com antepassados da mesma região dos fundadores da festa, Garfagnana, Lucca, Itália. Dom Pedro foi convidado pelo padre Ervino, da Basílica da Boa Viagem, que todo ano celebra a missa em honra a São Bartolomeu. O novo bispo ficou felicíssimo em saber que havia uma festa de sua região tão prestigiada aqui em São Bernardo.

A festa foi prestigiada também pelo senador da Itália no Brasil, Fausto Longo.

Após a missa, os comes, bebes e animação característica das famílias italianas. A alegria continuou com a chegada da turma do funil, distribuindo vinho direto do garrafão aos interessados, liderados por Adalberto Guazzelli.

Presentes os Becchelli, Chiarella, Guazzelli, Lunardi, Sabatini e tantas outras famílias. E tudo continuou até o anoitecer.

 

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6225

 

Manchete – Gilson (Menezes, prefeito de Diadema) retira da Câmara o projeto de municipalização (dos transportes coletivos)

Editorial – Saúde pública exige o seu Plano Cruzado

Futebol – Santo André empresta Luis Pereira ao Corinthians.

 

Em 30 de agosto de …

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: acordo russo-sueco; avanço dos franceses na zona da obra de Thiaumont; progresso dos alianos nos Balkans.

1956 – Toma posse a primeira diretoria da Associação de Amadores de Astronomia de São Caetano. Na presidência, Inácio Del Rey.

1976 – Fundado o Corpo de Patrulheiros Mirins Piero Pollone, iniciativa do Rotary Clube de Santo André – Centro.

2001 – Inaugurado o complexo viário do km 20,7 da Via Anchieta, em São Bernardo: o viaduto ganhou dois nomes, Tereza Delta e Mario Covas; prevalece o da ex-prefeita e ex-deputada.

 

Hoje
Dia do Vendedor Lojista.

 

Santos do Dia
Félix e Adauto. Romanos. Martirizados em princípios do século IV.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Bv. Eustáquio Van Lieshout

Gaudêncio

João Juvena

Rosa de Santa Maria.

 

Município Paulista
Itaí. Criado em 1891, quando se separa de Itapeva. Seu primeiro nome foi Santo Antonio da Boa Vista, com alteração para o nome atual em 1920.

 

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 30 de agosto:

Em Minas Gerais: Botelhos, Campestre, Cláudio, Conceição do Rio Verde, Contagem, Coronel Pacheco, Elói Mendes, Guarani, João Pinheiro, Nepomuceno, Paraguaçu. Passa Tempo, Silvianópolis e Virgínia.

No Ceará: Limoeiro do Norte e Pereiro.

Em Santa Catarina: Orleans.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;