Setecidades Titulo
Voluntários realizam oficinas
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
15/08/2010 | 07:03
Compartilhar notícia


Levantar a autoestima e conviver com pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades. Isso estimulou a aposentada Sonia Maria Max da Silva, 55 anos, a procurar a AVCC (Associação de Voluntários do Combate ao Câncer do Grande ABC), em São Bernardo, em 2003.

"Tive a oportunidade de aprender a bordar, pintar e ter a minha própria renda. Além de fazer amigas e trocar experiências", diz a moradora de São Bernardo que há sete anos descobriu que tinha câncer de mama, se curou, e há três anos descobriu um hemangioma no cérebro. "Falo que tenho CA (câncer), porque é menos agressivo e tenho muita fé na cura."
Na aula de pintura, olhares atentos à orientação da professora e a vontade de aprender eram visíveis nas mulheres.

"Procuramos auxiliar seja com as oficinas, com apoio psicológico e medicamentos. A missão é proporcionar alegria e incentivo para homens e mulheres", ressalta a presidente da associação Clotilde Dib Martins, que tem pelo menos 800 pessoas cadastradas da região.

 
Mário Covas atende 100 novos casos por mês

Hospital Estadual Mário Covas realiza, em média, 200 sessões de quimioterapia por mês, em Santo André. O hospital atende 100 novos casos da doença por mês e realiza, em média, o mesmo número de cirurgias. Possui 25 leitos de oncologia e os tipos de câncer mais comuns são mama e próstata.

"Pela alta demanda, conseguimos pelo Estado encaminhar alguns pacientes para o Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Já foram 50 no mês passado", disse o diretor clínico do hospital, Vanderley da Silva Paula, que admite ter uma fila de 25 pessoas que aguardam para saber qual será o tratamento. "Entre 15 a 20 dias todos serão atendidos", garantiu. BG


Hospital Anchieta opera com capacidade total

Com 100% de ocupação, o Hospital Anchieta, em São Bernardo, é referência na região por possuir radioterapia. Em média por dia são diagnosticados de 4 a 5 novos casos e cerca de 30 pessoas realizam sessões de quimioterapia.

"Suprimos as necessidades da região, mas estamos investindo na infraestrutura. No mês passado foram realizadas 572 consultas e 418 sessões de quimioterapia", explicou o diretor geral do hospital, Guillermo Daniel de Mello. BG

 
Casa Ronald hospeda até estrangeiros

A Casa Ronald Mcdonald, localizada no campus da Faculdade de Medicina ABC, é uma casa de apoio a criança e ao adolescente com câncer. O local oferece hospedagem para quem vem de cidades distantes, outro Estado e até de outros países. Além de alimentação, espaço para oficinas e brinquedos. Hoje, a casa abriga crianças que realizam sessões de quimioterapia ou consultas no ambulatório oncológico. O objetivo é atender mais pacientes de fora da região.

UBSs fazem prevenção e diagnóstico

As Prefeituras do Grande ABC informaram que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizam a prevenção e a identificação do câncer nas especialidades. Depois de diagnosticados são encaminhados para os hospitais de referência da região, como o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, e Hospital Anchieta. em São Bernardo. Em São Caetano, será inaugurado amanhã o setor oncológico do Hospital Maria Braido para a realização de quimioterapia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;