Cesvi fez pesquisa com 45 carros para identificar quais têm mão de obra mais em conta
Segundo dados fornecidos pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), são 58 milhões de carros circulando pelo Brasil. E em meio a essa infinidade de modelos, qual será o mais em conta na hora de realizar a manutenção preventiva e preditiva?
Para sanar essa dúvida, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realizou um estudo intitulado IMV (Índice de Manutenção Veicular) focando nos 45 carros mais vendidos no País, classificando-os de acordo com os custos de manutenção mecânica até que atinjam 100 mil quilômetros. Levam-se em conta componentes de rodagem e segurança.
Em cada carro foi analisado, individualmente, o manual do condutor – a fim de verificar a quantidade de trocas de cada peça e de quanto em quanto tempo. Além disso, foi feito balanço de preços das peças vendidas nas concessionárias e também a mão de obra.
Bom, vamos então aos resultados! No parâmetro geral de carros populares, Chevrolet Celta e Volkswagen Gol (com motores 1.0) ganharam pontuação 20 em uma escala que varia de 10 até 60 – quanto menor o número, mais barata a manutenção.
No top 15, o Fiat Uno com motor 1.4 e o Etios Sedan 1.5 (da Toyota) também estão na escala 20, que foi o menor número alcançado pelos carros.
Outro sedã com boa avaliação foi o Versa, da Nissan – que trabalha com motorização de 1,6 litro –, com classificação de número 21. Dentre os 15 primeiros do ranking dos mais rentáveis, a Fiat é a montadora que mais aparece. São seis modelos no total: Grand Siena, Fiorino, Strada, Palio (com motores 1.0 e 1.4), além do Uno – já citado anteriormente.
“É sempre importante também fazer uma pesquisa entre concessionárias da mesma montadora, pois, segundo nossas pesquisas, o preço pode variar bastante e fazer diferença para o bolso”, afirma Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi.
Ainda segundo Rubio, o IMV é de extrema importância tanto para os consumidores finais quanto para os que prestam os serviços. “No caso do consumidor, ele terá um subsídio essencial para escolher o modelo que mais se adequa com sua condição financeira e, claro, gosto.”
O órgão também possui pesquisas como: colisões traseira e dianteira, índices de furto, danos em enchente, segurança e visibilidade para o condutor. A ideia é unir todas as pesquisas para conseguir classificar, de maneira ainda mais precisa e detalhada, os melhores carros.
CURIOSIDADE
De acordo com o levantamento, o Volkswagen Golf (2.0 TSI) abocanhou o pior resultado do ranking – classificação 52! Seus concorrentes diretos Ford Focus Hatch 2.0 e Chevrolet Sport6 1.8 conseguiram, respectivamente, 33 e 37. Vale registrar que o Cesvi não divulga os valores em questão.
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