D+ Titulo Fique por dentro
Eles se dão bem também nas artes e esportes
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/25.8.2008/DGABC


Como todo mundo, é essencial que pessoas com síndrome de Down façam exercícios físicos e se dediquem a algum tipo de arte. Há quem opte pelo teatro, TV ou cinema e há quem faça do esporte sua inspiração de vida. Breno Viola, de Os Colegas, por exemplo, dedica-se ao judô. Veja exemplos de grandes craques:

 

Arquivo Pessoal

Aline Fávaro Tomaz, 31 anos, São Bernardo - A Bailarina Especial (Panda Books), conta a história dela como bailarina, ilustrado, 2012. Ela continua dançando de forma indepennte, a pessoa convida. A Aline faz parte de grupo de teatro em São Paulo com o diretor deto montenegro. Esse filme vai abrir muito a mente das pessoas e vai desmistificar a sindrome e mostrar que as pessoas são capazes, basta ter a oportunidade. Meu grande desejo é transformar o livro dela em filme. Ela gosta muito de musica em casa. A dança é a vida dela, nasceu para o palco. Teatro 1 vez por semana e o balé 3 vezes por semana. Ela é fã do Daniel. João Tomaz da Silva, 67 anos.

Arquivo Pessoal

Marcelo Versolato, 23, de São Bernardo, faz parte da famosa equipe de patinação artística Periquitos em Revista. A paixão pelo esporte começou em casa quando a irmã Marina, 25, o ensinou a andar de patins. "Eu amo fazer isso", diz Marcelo, que treina de duas a três vezes por semana com mais dois colegas com a síndrome: Daiane, Henrique e Clara. Marina conta que o irmão é supercompanheiro e que está cada vez mais independente. "Ele namora, fala em casar e quer trabalhar." Marcelo acabou, inclusive, interferindo na escolha da carreira da irmã, que é funcionária de escola para portadores de necessidades especiais. "Eu me sinto muito bem quando estou com ele e acho que o filme Os Colegas é importante porque vai mostrar o lado bom de quem tem a síndrome. Eles conseguem fazer tudo, do jeito deles.

Divulgação

A atriz Lauren Potter, 23, faz sucesso com a personagem Becky, cheerleader da série Glee, transmitida pela Fox.

Divulgação

Joana Mocarzel fez história como Clara na novela Páginas da Vida, da Globo, aos 6 anos. Hoje, aos 13, continua atuando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;