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A loja dos nossos sonhos existe

A loja dos sonhos do varejista possui funcionários capacitados e vende bem. Mas e a loja dos sonhos do consumidor? Você, lojista, já pensou nisso?

Por Cláudio Conz
03/02/2011 | 00:00
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A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), como entidade do varejo da construção, sempre está preocupada em ajudar os lojistas a venderem mais e deixarem seus públicos cada vez mais satisfeitos. O que muitas pessoas nem sempre percebem é que a loja dos sonhos do dono tem de ser a loja dos sonhos do seu consumidor. Mas como fazer para que estes desejos se encontrem?

A loja dos sonhos do varejista é eficiente, possui funcionários capacitados e vende bem. É importante que o estabelecimento possua bom número de clientes satisfeitos e fiéis, ambiente agradável e limpo e que esteja sempre atualizada com as novas tendências de lay-out e exposição de produtos. Para ter sucesso em seu empreendimento, é fundamental ter uma loja ética, que aja corretamente com seus fornecedores, funcionários e clientes.

Mas e a loja dos sonhos do consumidor? Você, lojista, já pensou nisso? Quando vai a um estabelecimento comercial, como gosta de ser tratado? O que mais lhe atrai? Preço? Comodidade? Atendimento? O que faz com que você se sinta seguro e confiante para efetuar a compra? Seguem dez dicas para que sua loja seja capaz de atender os clientes mais exigentes:

1 - Procure ter uma loja sempre com bons produtos, com as últimas novidades e preços acessíveis. Escolher bons fornecedores, que lhe ofereçam material de qualidade faz toda a diferença para seu cliente. Ter boa capacidade de negociação para conseguir bons preços, também lhe garante competitividade.

2 - Capacite seus funcionários, para que tenham em mente que a educação e o bom humor são a base de tudo. ‘Bom dia', ‘obrigado', ‘foi um prazer atendê-lo' e ‘volte sempre' são frases que não devem faltar no atendimento ao cliente. Explicações técnicas também são muito bem-vindas. Afinal, o consumidor vai à loja buscar ajuda e referência sobre o melhor produto a ser aplicado à sua necessidade.

3 - Mantenha seu estabelecimento sempre limpo e organizado. Oferecer um ambiente agradável sempre fará com que o cliente tenha prazer em voltar. Além disso, pesquisas recentes afirmam que a experiência da compra determina o sucesso dos lojistas. Propicie ao seu cliente um momento de prazer em sua loja.

4 - Vitrines bem decoradas vendem mais. Procure estudar a melhor forma de apresentar o produto ao seu cliente. Muitas vezes, seu fornecedor pode ajudar, com sugestões para seu PDV (Ponto de Venda). A Loja Escola do Varejo da Construção da Anamaco oferece cursos e sugestões sobre este assunto. Vale a pena conferir em www.anamaco.com.br.

5 - Iluminação também é importante para ajudar os clientes, por exemplo, a escolher a cor correta da mercadoria que foi buscar. Além do mais, ela também valoriza sua loja e o produto que você oferece.

6 - Bom atendimento na hora da troca de produto também é importante. O cliente agradece a atenção e isso também contribui para que se torne cada vez mais fiel.

7 - Segurança é assunto sério. Você deve procurar o melhor sistema para sua loja, tanto para evitar prejuízos, quanto para que seu consumidor se sinta sempre seguro e à vontade.

8 - A modernidade exige um estabelecimento devidamente informatizado. Isso, sem dúvida, evitará filas e demora no atendimento. Este é um investimento que certamente lhe trará retorno e aumentará a competitividade e a capacidade de atendimento.

9 - A entrega de materiais em casa tem de ser sempre considerada pelo cliente a melhor solução. Ofereça um serviço de qualidade e fique atento às regras de sua cidade sobre horários para circulação de caminhões na via, rodízio etc.

10 - Trabalho em equipe é fundamental. Todos devem ter a consciência de que o sucesso de um é o sucesso de todos. Estimule este pensamento dentro da sua empresa.

Estas são dez regras de ouro para o sucesso do comerciante. Colocando-as em prática, todos saem ganhando: a indústria, que venderá mais para a loja; o lojista, que terá suas vendas aumentadas; os funcionários que, capacitados e ganhando mais, sentir-se-ão mais satisfeitos.

E o principal é que todo esse sucesso está intimamente ligado à satisfação do cliente que, se sentindo prestigiado, voltará à ‘loja dos seus sonhos' sempre que precisar.




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