Economia Titulo
Países muçulmanos querem aumentar intercâmbio comercial
Por Das Agências
25/02/2001 | 14:43
Compartilhar notícia


Oito países muçulmanos emergentes (D-8) reunidos neste domingo, no Cairo, aprovaram uma declaração final na qual se comprometem a enfrentar os desafios da globalização, aumentando seu intercâmbio comercial.

O presidente egípcio Hosni Mubarak, anfitrião desta terceira reunião de cúpula do D-8, fundado em 1997, anunciou que a declaração se refere aos "meios para enfrentar os desafios econômicos atuais, depois da discussão sobre as repercussões da globalização em nossas economias".

O D-8 (D de "desenvolvimento) reúne Bangladesh, Egito, Indonésia, Irã, Malásia, Nigéria, Paquistão e Turquia.

Os países do D-8 decidiram "duplicar nos próximos cinco anos o volume de trocas comerciais entre si para que alcancem 7% do total de seu intercâmbio com o resto do mundo”, acrescentou Mubarak. Atualmente esse índice é de 3,5%, segundo o dirigente egípcio.

Participaram os chefes de Estado de Nigéria, Olusegun Obasanjo, Turquia, Ahmet Necdet Sezer e Indonésia, Abdurrahman Wahid. Também estiveram presentes o chefe do governo militar paquistanês, Pervez Musharraf, o primeiro-ministro de Bangladesh, Sheija Hasina Wajed e os chanceleres do Irã e Malásia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;