Cultura & Lazer Titulo
Paris tem mostra de Lasar Segall
Por Do Diário do Grande ABC
06/02/2000 | 15:38
Compartilhar notícia


Dezenas de brasileiros mais ou menos famosos e franceses curiosos lotaram o vernissage da exposiçao "Lasar Segall - Nouveaux Mondes", que foi aberta para o público na quinta-feira e vai até 14 de maio no Museu de Arte e História do Judaísmo, no Marais, em Paris. É a maior mostra já montada aqui sobre a obra do pintor lituano naturalizado brasileiro.

Segall viveu em Paris entre 1928 e 1932 e foi nessa cidade que nasceu seu segundo filho, Oscar, em 1930. Personalidades como o embaixador brasileiro Marcos Azambuja e o editor e conselheiro da Bienal de Sao Paulo Pedro Paulo Sena Madureira estiveram na abertura da exposiçao, que tem 224 trabalhos e ocupa duas grandes salas do museu, instalado numa belíssima vila histórica de Paris, o Hôtel de Saint-Aignam, construído no século 17.

"O particularismo da experiência de Segall o levou a fazer de cada olhar múltiplo uma expressao da universalidade", disse o ministro do Desenvolvimento, Celso Lafer, autor do texto do catálogo da exposiçao. Para Lafer, as diversas emigraçoes artísticas de Segall - especialmente a experiência brasileira - o poem numa posiçao singular entre os artistas modernos. "Sua obra mostra que ele tinha um olhar móvel, no qual olho e olhar se casavam", disse Lafer.

Quando se mudou para o Brasil (ele se naturalizou em 1927), Segall disse que o que o atraía era tentar entender esse país "imenso, puro e original". Já entao tinha estabelecido um diálogo com os modernistas brasileiros, entre os quais difundiu métodos e influências expressionistas. Esse lado de sua experiência está registrado na primeira parte da exposiçao, que inclui obras a partir de 1910. O Brasil surge na segunda parte, na qual demonstra procurar na natureza e no povo brasileiros "metáforas de humanidade".

Segall já foi apresentado aos americanos em duas mostras a primeira em 1997 (no The David and Alfred Smart Museum of Art em Chicago) e a segunda em 1998 (no Jewish Museum, em Nova York). A retrospectiva do artista (nascido em 1891, em Vilna, Lituânia, e morto em 1957, em Sao Paulo) em Paris inclui pinturas, aquarelas, gravuras, desenhos e documentaçao iconográfica. Entre os documentos expostos está uma foto de 1897 de Segall e seus pais, Abel e Esther, em Vilna.

Volta - Lasar Segall "volta" a Paris após 40 anos - sua última exposiçao retrospectiva foi realizada no Museu de Arte Moderna da capital francesa em 1959. Existem duas obras do artista em acervos de museus franceses. "O Retrato de Lucy V" pertence ao museu Jeu de Paume, em Paris, e o quadro "Jovem com Acordeao II" está no Museu de Pintura e Escultura de Grenoble. Segundo o diretor do Museu Lasar Segall, Marcelo Araújo, houve uma pequena mostra de obras sobre papel de Segall em 1978 na Galerie Debret, na cidade, mas essa nova exposiçao é um acontecimento especial.

Outras obras do artista têm participado de diversas exposiçoes coletivas em museus europeus nas últimas décadas, abordando aspectos do expressionismo alemao e do modernismo latino-americano ou da arte judaica do século 20. Em 1937, por exemplo, dez de suas obras estiveram na mostra Arte Degenerada, em Munique, ao lado de trabalhos de Chagall, Adler e Feisbuch.

Há apenas um pequeno problema de ordem curatorial a ser resolvido na mostra parisiense. Os títulos das obras de Segall foram todos traduzidos para o francês, mas seus títulos originais em português nao foram registrados. O óleo sobre tela "Bananal", por exemplo, que é propriedade da Pinacoteca de Sao Paulo, virou "Bananeraie". Prevaleceu uma certa hierarquia etnocêntrica. Uma exposiçao de artista francês no Brasil certamente nao incorreria no mesmo erro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;