Economia Titulo
China e Taiwan assinam acordo comercial histórico
Por Da AFP
29/06/2010 | 08:19
Compartilhar notícia


China e Taiwan assinaram nesta terça-feira um acordo comercial considerado histórico e que aproximará o continente da ilha, depois de 60 anos de distanciamento.

O acordo marco de cooperação econômica (ACCE), assinado em Chongqing (sudoeste da China), poderá desbloquear as enormes oportunidades comerciais entre as duas partes, atualmente muito limitadas.

Em Taiwan ergueram-se vozes críticas por medo que essa aproximação arraste pouco a pouco a ilha para a política de Pequim.

"Isso poderá fazer com que a ilha se aproxime um passo do continente (...) À medida que Taipé se torne mais dependente economicamente, suas opções políticas se reduzirão", enfatizou Yang Yung-ming, especialista de ciências políticas da Universidade Soochow de Taipé.

Taiwan é independente desde a chegada dos comunistas ao poder em Pequim, em 1949, apesar de a China considerar que esta ilha lhe pertence e ter a intenção de reintegrá-la à mãe pátria, se necessário usando a força.

As relações bilaterais melhoraram muito desde que, em 2008, foi eleito presidente de Taiwan Ma Ying-jeou, favorável a uma aproximação com Pequim.

A ACCE prevê direitos alfandegários preferenciais e, inclusive, inexistentes, para 539 produtos taiuaneses, de petroquímicos a autopeças, que representam 16% das exportações da ilha para a China continental.

As mesmas medidas serão aplicadas a 267 produtos chiness.

Honduras, República Dominicana e Haiti figuram entre os últimos 23 países que continuam reconhecendo Taiwan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;