Setecidades Titulo Coluna Memória
Fé e emoção renovadas. A arte religiosa na cidade. Um calendário anual.

Nesta Semana Rio Grande da Serra 2022, uma boa notícia: o retorno do espetáculo “A Paixão de Cristo 2022”, ausente do calendário religioso da cidade por dois anos, por causa da pandemia. Como das vezes anteriores, a peça foi apresentada na Matriz São Sebastião, no Centro da cidade

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/05/2022 | 05:47
Compartilhar notícia


No 14º Congresso de História do Grande ABC, o segundo realizado em Rio Grande da Serra, em novembro de 2017, “Memória” conheceu Gerú Madeira, verdadeiramente uma animadora cultural da cidade. Desde então temos recebido notícias do grupo “Celebra a Vitória”, que Dona Gerú dirige. “A Paixão de Cristo” é a criação maior do grupo.

Estamos abertos a todos
Texto: Samira Rosa Madeira

O grupo “Celebra a Vitória” tem mais de 20 anos de história em Rio Grande da Serra onde apresenta a peça “A Paixão de Cristo” todos os anos. Neste ano, após a pandemia, voltou com a encenação e o resgate da história bíblica.

“Celebra a Vitória” sempre atuou no Grande ABC. Tem agregado todas as faixas etárias, da primeira infância até a terceira idade.
Além dos temas bíblicos, apresenta peças autorais como o infantil “O Fantasma que Comeu o Vagalume”. São espetáculos ao longo do ano, entre os quais temas que focalizam a Padroeira do Brasil.

Do currículo do grupo fazem parte: festa junina, presépio vivo, história de São Sebastião, ação em comemoração à consciência Negra. O grupo é aberto. Agrega todos que queiram participar. 


A Paixão de Cristo
Produtores: Gerú Madeira e Cia. Celebra a Vitória 
Apoio: vereador Marcelo Akira, de Río Grande da Serra
Colaboração: Missão Belém 
Local: Matriz São Sebastião, Rio grande da serra

Crédito das fotos 1 a 4 – Divulgação: Samira Rosa Madeira

RELIGIOSIDADE. Sexta-feira Santa, 15 de abril de 2022. A emoção renovada no altar da Matriz de Rio Grande da Serra: Thiago Rafael (Jesus), Ana Cristina Lopes (Maria mãe de Jesus), Aldemir da Silva (Pilatos), Alisson Escoriza (soldado) e o anjo Ana Clara 

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 4 de maio de 1972 – ano 14, edição 1832

SÃO CAETANO – O prefeito Oswaldo Massei assinou o termo de doação de área que abrigará a sede da Acascs (Associação Cultural e Artística de São Caetano “do Sul”). O terreno mede 5.051 m2 e está localizado na Avenida Presidente Kennedy.

Inaugurado ontem (3-5-1972) o magazine Ducal da cidade, à Avenida Conde Francisco Matarazzo, 68.

INDÚSTRIA – O ministro Marcus Vinicius Prattini de Morais visitou ontem (3-5-1972) as unidades Villares de São Bernardo e São Caetano.

EM 4 DE MAIO DE...

1877 – Circula o primeiro número de “Reação”, órgão do Círculo dos Estudantes Católicos.

1902 – Madri, 3 – Receia-se que se dê em breve uma parede de empregados dos caminhos de ferro. O governo esforça-se para conjurar esse perigo.

1932 – Decreto federal estabelece a jornada de oito horas de trabalho na indústria.

1952 – O técnico belga Felix Charlier manterá às suas expensas os criadores de peixes de Pedreira, Varginha, Rio das Pedras e Pereque, propriedade da São Paulo Light and Power localizados entre a Zona Sul de São Paulo, distrito de Diadema e São Bernardo. Contrato a respeito foi assinado pelo Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura com o Dr. Felix.

1957 – Inaugurado, na Estrada do Vergueiro, em São Bernardo, o novo edifício da Imprensa Metodista, uma das mais antigas editoras brasileiras, fundada em São Paulo, em 1886, por James E. Ellis, cujo nome se incorporou ao novo edifício.

Conselho Nacional de Petróleo autoriza a ampliação da Refinaria de Capuava, em Mauá.

Quatrocentos e cinquenta e sete anos depois de ter sido rezada a primeira missa no Brasil, por frei Henrique de Coimbra, quatro mil pessoas assistiram ontem (3-5-1957) a primeira missa em Brasília, futura capital federal. Foi celebrante dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, arcebispo de São Paulo.

Sociedade Amigos do Moinho Velho solicita sinalização para o trecho entre a cabina de fiscalização da Via Anchieta e o Sacomã.

Morre, no Rio, o compositor Noel Rosa.

2002 – Falece Roberto Bottacin, escritor de Ribeirão Pires. Polemista. Criativo. Verdadeiro agitador cultural.

2012 – Falece o cantor José Perez, o Tinoco da dupla Tonico e Tinoco.

2017 – Inaugurado o ambulatório da Faculdade de Medicina do ABC para tratamento do Parkinson.

SANTOS DO DIA
Antonina
Floriano. Padroeiro dos bombeiros

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Belterra (Pará); Estância (Sergipe); General Câmara e Glorinha (Rio Grande do Sul); Inocência (Mato Grosso do Sul); e Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco), cujo slogan é “Berço da Pátria”.

Falecimentos 

Santo André

Maria Marques dos Santos, 100. Natural de Riacho de Santana (Bahia). Residia na Cidade São Jorge, em Santo André. Dia 30. Memorial Jardim Santo André.

Eduardo Augusto Lopes, 96. Natural de Portugal. Residia na Vila Alto de Santo André. Dia 28. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Bazileu Mantovani, 93. Natural de Bernardino de Campos (São Paulo). Residia no Parque Jaçatuba, em Santo André. Dia 28. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

São Bernardo

Joana Maria do Carmo, 92. Natural de Piatã (Bahia). Residia no bairro Montanhão, em São Bernardo. Dia 30. Cemitério dos Casa.

Alice Maria da Conceição, 91. Natural do Areial (Paraíba). Residia no bairro Montanhão, em São Bernardo. Dia 30. Cemitério dos Casa.

Therezinha Apparecida Santos Lanne, 90. Natural de Gália (São Paulo). Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 29. Jardim da Colina.

São Caetano

Thereza Marino Garcia, 97. Natural de São José do Rio Pardo (São Paulo). Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Dia 30, em Santo André. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Aparecida Amélia da Conceição, 90. Natural de Bauru (São Paulo). Residia no bairro Osvaldo Cruz, em São Caetano. Dia 25. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Antonio Antunes Filho, 75. Natural de Assaré (Ceará). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 30, em Santo André. Vale da Paz.

Mauá

Nivaldo Dantas de Queiroz, 74. Natural de São José de Piranhas (Paraíba). Residia no Parque das Américas, em Mauá. Dia 28, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Carmem Teixeira Prudente, 101. Natural de Tambaú (São Paulo). Residia na Quarta Divisão, em Ribeirão Pires. Dia 27. Cemitério São José.

Maria Silveira da Silva, 98. Natural de Divisa Nova (Minas Gerais). Residia no Distrito de Ouro Fino Paulista, em Ribeirão Pires. Dia 26, em Ribeirão Pires. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis, Santo André.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;