Setecidades Titulo Coluna Memória
Animação andreense. A Banda do Peru. Concentração nas Cinco Esquinas.

Quem disse que não vai ter Carnaval de rua em 2022? A Memória traz de volta a Banda do Peru. Show de bola proporcionado pelas lembranças, texto e fotos do folião Vanderlei Retondo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/02/2022 | 05:37
Compartilhar notícia


Vanderlei escreveu:

Com a proximidade do reinado de Momo, velhas recordações vieram-me a mente e eu não poderia deixar de compartilha-las contigo.

Estou me referindo a Banda do Peru, que ajudei a organizar e que desfilou pelas ruas de Santo André durante cinco edições (1996 a 2000), contando, em suas ultimas apresentações, com mais de mil foliões.

Lá vai Gugu.
Todo engalanado.
Fazendo história...

Texto: Vanderlei A. Retondo


Velhas tradições carnavalescas esquecidas, assim como queria o saudoso folião mor Claudio Gamba, foi o motivo pelo qual foliões aramaceanos (referência ao Clube Atlético Aramaçan) resolveram criar a Banda do Peru.

A ideia era a de propiciar aos associados a oportunidade de conhecer e participar das folias dos antigos carnavais de rua, onde famílias brincavam descontraídas dançando pelas ruas da cidade atrás de uma bandinha que entoava antigas e inocentes marchinhas carnavalescas.

As primeiras reuniões aconteceram na Pizzaria Casa Amarela, Avenida Dom Pedro I, no final de 1995 e no Carnaval de 1996 ela saiu gloriosa pela primeira vez no dia 10 de fevereiro, sábado anterior ao Carnaval.

A Banda Lira de Mauá foi convidada a animar a festa seguindo à frente dos foliões pelas ruas centrais da cidade.

Gugu, figura emblemática do clube, fantasiado a caráter, encabeçava o desfile.

A concentração ocorreu em frente ao Bar Cinco Esquinas, de onde os foliões partiriam para o trajeto compreendido pelas ruas Campos Salles, Cesário Motta, Senador Flaquer e Francisco Amaro, retornando ao Cinco Esquinas onde o calor e a sede dos foliões eram aplacados por milhares de latinhas de cerveja

Crédito das fotos 1 e 2 – Acervo: Vanderlei Retondo

SAUDADES! A avenida tomada, Gugu todo estiloso: lá vai o Peru, fazendo festa, relembrando a descontração e a inocência dos velhos carnavais, num claro lembrete às novas gerações

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Domingo, 20 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1772

SANTO ANDRÉ – O vereador Norberto Fernandes apresentou indicação dando o nome de José (Zezinho) Brancaglione a uma rua ou praça da cidade.
O vereador lembrou a história do farmacêutico que atendeu a gerações.

Norberto cita o “Álbum de São Bernardo”, de João Netto Caldeira, que traz a história de Zezinho e sua farmácia, localizada na Rua Coronel Oliveira Lima.

RIO GRANDE DA SERRA – Uma segunda ambulância, urgente, para o único posto de saúde da cidade, conforme propositura do vereador Luís Miguel dos Santos.

MOVIMENTO SINDICAL – Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra inaugura hoje (20-2-1972) a sua colônia de férias na Vila Mirim, em Praia Grande.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 21 de fevereiro de 1992 – Ano 33, edição 7999

MANCHETE – Empresários de Diadema pedem que IPTU tenha alíquota única. Empresas locais condicionam débito de 1991 a repasse para o Hospital Municipal.

COLUNA DESTAQUE – Professor Paulo Roberto De Francisco: “Mudanças na Direito de São Bernardo”. Em visita à faculdade onde se formou, De Francisco verifica o avanço da instituição em várias frentes.

EM 21 DE FEVEREIRO DE...

1902 – Espanha, 21 (Agência Havas) – Fios telegráficos cortados. Proclamada a lei marcial em Saragoça. Padarias saqueadas em Barcelona. Anarquistas presos.

1922 - Instalado o Grupo Escolar de São Bernardo, no antigo sobradão de taipa que existiu na Praça Lauro Gomes e que foi construído pelo alferes Bonilha, no século XIX.

Do correspondente do Correio Paulistano em Paranapiacaba: a diretoria do Serrano Atlético Clube mandou rezar uma missa pelo aniversário do “sporteman” Antoninho Rodrigues, falecido na Capital.

1952 – Anúncio: procura-se área de 50 a 100 mil metros quadrados próxima à Via Anchieta, na zona de São Bernardo. Ofertas por escrito para caixa postal 3.857, em São Paulo.

Naquele tempo, circulavam pelas ruas e estradas brasileiras veículos importados das marcas Bel-Air, Ford, Mercury, Chevrolet, Cadillac, Pontiac, Studebaker, Citroen, Oldsmobile, Volvo, Renault, Packard e Austin.

1957 – Realizada na fábrica da Volkswagen, na Via Anchieta, a cerimônia de entrega de 40 carros da marca, adquiridos pelo governo do Estado para o policiamento da cidade de São Paulo.

2016 – Clarivalde Versolatto iniciava, aqui em Memória, uma série de artigos sobre a Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo: “A alma de uma rua com 200 anos.”

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 21 de fevereiro: no Piauí, Jaicós; e em Santa Catarina, São Carlos.

HOJE
Dia Nacional do Imigrante Italiano
Festa da Imigração Italiana


SANTOS DO DIA
Pedro Damião (doutor da igreja falecido na Itália em 1072).
Alexandre e companheiros. Martirizados em 434 no Norte da África.

Falecimentos 

ALBERTINA RODRIGUES MATSUDO
(São Caetano, 31-7-1927 – São Paulo, SP, 8-2-2017)

Há cinco anos, Memória noticiava a partida de “Dona Tininha”, mãe dos médicos Vitor e Paulo Matsudo, de São Caetano.

Santo André

Amélia Fernandes Cantares, 100. Natural de Olímpia (São Paulo) Residia no Parque Erasmo Assunção, em Santo André. Dia 16. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Lourdes Couto, 87. Natural de Sarandy (São Paulo). Residia no bairro Santa Terezinha, em Santo André. Dia 16. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

São Bernardo

Conceição Viera Bernardes, 97. Natural de Silvianópolis (Minas Gerais). Residia no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo. Dia 15, em São Bernardo. Parque do Carmo, em São Paulo, Capital.

Maria Pego de Jesus Souza, 87. Natural de Teófilo Gomes (Minas Gerais). Residia no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. Dia 12. Cemitério do Baeta.

São Caetano

Carmen Simone Nieves, 88. Natural de Sorocaba (São Paulo). Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Pensionista. Dia 16, em Santo André. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Magali Ballico Cirilo, 59. Natural de São Caetano. Residia no bairro Santa Paula, em São Caetano. Dia 16. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Rita Maria de Medeiros, 77. Natural de São Joaquim do Monte (Pernambuco). Residia no bairro Casa Grande, em Diadema. Pensionista. Dia 16, em Santo André. Vale da Paz.

João Carvalho de Lacerda, 77. Natural de Mauriti (Ceará). Residia no bairro Piraporinha, em Diadema. Dia 14, em São Bernardo. Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes (São Paulo).

Mauá

Aracille Orosco de Carvalho, 85. Natural de Promissão (São Paulo). Residia no Jardim Itapeva, em Mauá. Dia 16, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Wilton Junior Lima de Souza, 89. Natural de Suzano (São Paulo). Residia no bairro Soma, em Ribeirão Pires. Dia 15. Cemitério São José.

Rogério Alves de Araújo, 58. Natural de Ribeirão Pires. Residia no Centro de Ribeirão Pires. Dia 12. Cemitério São José.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;