Setecidades Titulo Em São Bernardo
Infestação de mosquitos acende alerta no Jordanópolis

Nem corte do mato realizado em janeiro melhorou a situação; medo é da dengue

Carolina Helena
Especial para o Diário
03/02/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Os moradores do bairro Jordanópolis, em São Bernardo, estão apreensivos com aumento de mosquitos na região nos últimos meses. Os munícipes disseram que já fizeram de tudo para eliminar os insetos, mas nada adiantou. 

A moradora Jeanete Jacot, 68 anos, reclama da falta de sossego que a infestação causou. “Ninguém consegue dormir, o bairro todo está infestado. Tenho animais que estão incomodados e não conseguem dormir também.”

A possibilidade da transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya aflige aqueles que vivem no bairro. Mirtes Taratti, 74, declara sentir temor de ficar doente. “Venho deixando a casa toda fechada, tenho medo de ter mosquito da dengue. É assustador. Meus cachorrinhos não conseguem dormir, os mosquitos estão picando eles também, tenho medo de eles ficarem doentes.”

Além da preocupação com os mosquitos, que são os vetores de arboviroses, os moradores precisam lidar com os gastos e irritações respiratórias causados pelo uso excessivo de inseticidas e venenos para pernilongos. “Estamos ficando infectados com inseticidas, faz um mal isso aí, estou com a garganta toda irritada”, reclama Marinalva Martins, 62. 

O transtorno começou há mais de um mês e desde então os moradores esperam por uma solução. Marina Manojin, 39, conversou com o CCZ (Centro de Controle da Zoonoses). “O retorno que tivemos foi que iriam solicitar que a Prefeitura fizesse poda na grama das praças, de acordo com eles, esse é o motivo de tantos mosquitos, porém, a grama está podada e ainda estamos com esse problema, a Zoonoses falou que só iriam se tivesse caso de dengue”, lamentou. 

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, informou, em nota, que “entre os dias 19 e 22 de janeiro foi realizada vistoria, com incursão de equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses, por todo o bairro Jordanópolis, entre domicílios e estabelecimentos, com objetivo de reforçar cuidados necessários para eliminar focos de criadouro de mosquitos Aedes Aegypti, que são os vetores de arboviroses como dengue, zika e chikungunya. O trabalho das equipes técnicas englobou, antes disso, outras vistorias nesse território, incluindo desinsetização e desratização realizadas nos dias 5, 11, 12, 18 e 19 de janeiro, com objetivo de evitar proliferação do mosquito e outros animais indesejáveis, contribuindo para diminuir as chances de disseminação de doenças aos moradores dessa região da cidade”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;