Setecidades Titulo Escola do Olhar
Escola de Mauá recebe projeto de educação ambiental

Atividades propõem a reflexão sobre o meio ambiente utilizando a fotografia como ferramenta

Da Redação
03/09/2021 | 11:51
Compartilhar notícia
Divulgação/ImageMagica


A escola E.E. Ulisses Victor Gervasio, em Mauá, recebe, do dia 3 ao dia 15, o Projeto Escola do Olhar, que busca a reflexão sobre o meio ambiente utilizando a fotografia como ferramenta de transformação. A iniciativa é realizada pela ONG (Organização Não Governamental) ImageMagica e tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Com encontros semanais nas escolas, os educadores da ONG desenvolverão a educação ambiental com os estudantes e professores. Nas atividades, além dos participantes aprenderem técnicas fotográficas, será ensinada a importância de perceber o mundo em que vivemos por meio de um olhar crítico, que será transformado em fotografia durante as aulas.

Plantando o Futuro

As oficinas terão a proposta de gerar reflexão e desenvolvimento do olhar com temas baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de criar um diálogo entre os alunos e seu próprio cotidiano. Assuntos como sustentabilidade, economia de água e poluição serão tratados nas oficinas.

Durante as atividades, também são realizadas plantações de horta na própria escola, com o auxílio dos estudantes e da comunidade. A ideia é gerar consciência e a autorresponsabilidade sobre o futuro.

No decorrer das atividades, os estudantes realizam “saídas fotográficas”, onde colocam em prática todo conhecimento aprendido nas aulas. Os jovens fotógrafos receberão um celular para a produção de fotos dentro da escola, utilizando um aplicativo. Além das imagens, os participantes criam uma legenda, que complementa a mensagem transmitida.

Ao final da oficina, os alunos serão prestigiados em uma cerimônia de formatura aberta à comunidade, com entrega dos certificados de participação. A escola também receberá uma exposição com as fotografias e mensagens criadas pelos participantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;