Diarinho Titulo Tira-dúvidas
É raro uma pessoa ser canhota?

A cada dez indivíduos, um utiliza mais a mão esquerda que a direita; cérebro é quem determina

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
15/08/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem não é, pelo menos conhece alguém que seja canhoto. Aquela pessoa que escreve, e tem mais habilidades, com a mão esquerda. Como a maioria é destra, ou seja, usa predominantemente a mão ou pé direitos, será que é tão raro assim ser canhoto?

Pode ser considerado que sim, pois cerca de 10% da população humana é canhota, ou seja, no geral, uma em cada grupo de dez pessoas. 

A dominância cerebral é o que determina se a pessoa será canhota ou destra. O hemisfério direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo (mais ativo nos canhotos). Já o desenvolvimento do hemisfério esquerdo é responsável pelo lado direito dos destros. 

De acordo com pesquisas, os canhotos possuem mais habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo, além das mãos, os pés e até os olhos. 

Além disso, é importante saber que toda criança, antes dos 4 anos de idade, é ambidestra, ou seja, tem habilidades com as duas mãos e os dois pés. Com o passar dos anos, os pequenos demonstram a predisposição em realizar as tarefas predominantemente com a mão ou pé esquerdos ou direitos. 

Por mais que ser canhoto ainda possa ser considerado uma raridade, isso não traz nenhuma consequência negativa para a criança. Muito menos ao adulto. 

Ser canhoto também não é nenhum problema que deve ser corrigido com o tempo. Talvez algumas situações rotineiras sejam um pouco mais complicadas, como, por exemplo, sentar em carteira escolar direcionada às pessoas que são destras. Mas nada além disso.

Consultoria de Denise de Oliveira Schoeps, pediatra e professora na Faculdade de Medicina do ABC.

O que a Lady Gaga e a Fátima Bernardes têm em comum? Ambas são personalidades que podem ser lembradas no dia 13 de agosto, o Dia Mundial do Canhoto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;