Cena Política Titulo
Só agora?

Celso Frateschi, anunciado como secretário de Cultura de São Bernardo, mas que assina como secretário especial de Ações Voltadas à Comunidade...

Do Diário do Grande ABC
03/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Celso Frateschi, anunciado como secretário de Cultura de São Bernardo, mas que assina como secretário especial de Ações Voltadas à Comunidade, admitiu ontem, em carta enviada ao Diário, o "equívoco" da publicação de um edital de chamamento permitindo a comercialização de bebidas alcoólicas - uísque 8 anos, campari, vodka e vermute - no camarote oficial do prefeito Luiz Marinho (PT) durante o Carnaval. Mas um fato chama atenção nessa mea-culpa: Frateschi reconhece que autorizou a publicação sem checar o material e que apenas copiou os modelos dos anos anteriores. Diz que fez isso porque teria encontrado 2009 procedimentos preparatórios para os desfiles deste ano atrasados. Essa afirmação gera mais dúvidas: para que serviram as reuniões de transição entre as equipes do governo passado e do atual? Se havia uma preocupação tão grande para que não fosse permitida a venda de bebida alcólica, não valeria a pena ter designado alguém funcionário da Pasta para checar esta questão?

 Na carta, Frateschi também disse que deixou a Funarte por "discordar do comando do Ministério da Cultura após a saída de Gilberto Gil, e não supostas denúncias jamais comprovadas". Então, tá.

Bastidores

Ex-governo avisa

Essa vem do ex-governo diretamente para a atual secretária de Habitação de São Bernardo, Tássia de Menezes Regino: o renda-abrigo já existe na cidade. As famílias que estão em alojamentos não aceitaram receber o renda-abrigo e no bairro Pedreira estão em construção 402 unidades habitacionais para moradores em áreas de risco.

 A todo vapor

O vereador Paulo Pinheiro (PTB) quer iniciar seu quarto mandato em São Caetano a todo vapor. Ele já tem 10 matérias protocoladas e um projeto de lei na pauta de discussão da primeira sessão ordinária da Câmara, hoje. Dentre os pedidos de Pinheiro estão a contratação de andrologistas para a rede pública de Saúde; a criação do núcleo de fisioterapia motora nos centros de convivência para a Terceira Idade; mais segurança no Espaço Verde Chico Mendes e aos arredores das universidades na volta às aulas; a ampliação do programa Música no Parque; e a criação de um serviço de orientação sobre atividades físicas, com a contratação de profissionais da Educação Física (personal trainer) para atuarem nos parques do município. O último item deve sair rapidinho do papel, uma vez que também é projeto do secretário de Esportes, Mauro Chekin, conforme reportagem publicada na edição de ontem no caderno de Esportes.

 Até o fim

Por citar São Caetano, José Auricchio Júnior responde de bate-pronto aos comentários de que deixaria a Prefeitura em 2010 para concorrer à Assembléia Legislativa ou à Câmara dos Deputados: "Sem chances". O petebista, que ontem assumiu também a presidência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, faz valer antigo ditado que É melhor ser rei em vilarejo, do que mais um no Vaticano.

 Paço a Paço

Determinada política (com cargo) tem feito exaustiva peregrinação pelas administrações públicas do Grande ABC. E esse entra-e-sai de gabinetes não consiste em visita de cortesia e de 'boa sorte' aos recém-empossados chefes de Executivo. Na verdade, está à procura de emprego para um parente consanguíneo, que tem de ser longe de seu domicílio eleitoral (dela, em questão), pois configuraria nepotismo, ferindo a súmula vinculante do STF. Para conseguir a boquinha familiar, a peregrina provavelmente está oferecendo uma contrapartida. É o que chamamos de nepotismo cruzado. (colaborou Sérgio Vieira)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;