Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Viagem no tempo


Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC

29/04/2010 | 07:00


Além do famoso queijo e das extensas planícies que chegam a se cobrir de neve nos meses mais frios do ano, a cidade de Belmonte, na região da Serra da Estrela, inaugurou no ano passado um atrativo turístico que tem tudo a ver com o Brasil. Trata-se do Museu dos Descobrimentos, que completou um ano de existência segunda-feira com a marca de 19 mil visitantes - 2.300 deles brasileiros.

No centro interpretativo A Descoberta do Novo Mundo, a saga de Pedro Álvares Cabral é recriada com direito a espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro. Ao todo, 16 salas interativas contam a história dos descobrimentos portugueses. Através de recursos multimídia, o turista descobre como as naus eram preparadas para as longas viagens mar adentro, como os navegadores usavam as estrelas para se guiar, como foi a preparação da viagem à Índia, a chegada de Cabral ao Brasil e até sentir o balanço da viagem em alto-mar.

A preocupação com detalhes, a propósito, impressiona. Na sala dedicada ao Brasil, por exemplo, o clima foi alterado para imitar a temperatura dos trópicos.

Também são retratadas a paisagem, a biodiversidade brasileira - com mais de 2.500 frutos -, as referências musicais, a cultura e a consequente miscigenação entre os diferentes povos.

Obras de artistas portugueses e brasileiros completam o acervo, com destaque para Sebastião Salgado, Luciano Candisani, Alex Uchoa, Gilvan Barreto, Ana Mokarzel, Gleice Bueno e Eneida Serrano.

HISTÓRIA - Portugal é um dos países mais antigos da Europa. Tem a mesma nacionalidade desde 1.143 e as mesmas fronteiras desde 1297, nascidas das lutas de reconquista cristã travadas na península ibérica após mais de 600 anos de domínio árabe.

Sua fase áurea foi a época das Grandes Navegações, a partir do século 14, e a consequente sucessão de descobrimentos e conquistas lusitanos, que culminou no alcance das Índias por Vasco da Gama e no descobrimento do Brasil pelas frotas de Pedro Álvares Cabral.

Depois, o país passou por um tempo sombrio, de estagnação econômica, até que a Revolução dos Cravos, em abril de 1974, pôs fim aos quase 50 anos de isolamento impostos pela ditadura salazarista. Graças a ela, Portugal começa, aos poucos, a reabrir suas portas à modernidade, o que facilitou a sua adesão à União Européia em 1986.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;