Setecidades Titulo Desafogo
Morador de SP busca atendimento na região

Em São Caetano, 38% das consultas de urgência e emergência são de munícipes da Capital

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
29/05/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Apesar de o Grande ABC, por enquanto, ter ficado de fora da primeira fase de flexibilização da quarentena no Estado de São Paulo, os dados mostram que os equipamentos de saúde regional não só têm dado conta de atender à demanda local como também suprem o estrangulamento do sistema de saúde da Capital. Dados informados pelas prefeituras da região mostram que os atendimentos para moradores de São Paulo chegam a até 38% do total de pacientes.

A prefeitura de São Paulo divulgou na quarta-feira que a ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados para tratamento da Covid-19 era de 92%. No Grande ABC, a taxa de ocupação variava na mesma data entre 56% e 90%.

A maior taxa de atendimentos para moradores da Capital foi observada em São Caetano. Segundo a Prefeitura, desde 1º de março, 37,8% dos 24.648 atendimentos de urgência e emergência realizados pelo município foram para moradores de São Paulo. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) foram atendidos mais paulistanos do que residentes da cidade.

Em São Bernardo, 30% dos pacientes com síndrome gripal na rede municipal de urgência e emergência eram munícipes de São Paulo. Até março, o índice registrado era de apenas 3%.

Diadema divulgou os dados dos últimos 12 meses e os munícipes de São Paulo responderam por 10% das 12.372 internações do período. Paulistanos foram os pacientes em 81,6% de todos os atendimentos feitos na rede de saúde diademense para moradores de outros municípios. As outras cidades não responderam aos questionamentos do Diário até o fechamento desta edição.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;