Economia Titulo
Renda pessoal cresce 0,7% em janeiro nos EUA
Do Diário do Grande ABC
28/02/2000 | 12:54
Compartilhar notícia


A renda pessoal do americano registrou alta em janeiro, quando apresentou o melhor desempenho em três meses, informou o Departamento do Comércio. A cifra, que inclui salários, juros e benefícios concedidos pelo governo, avançou 0,7%, percentual coerente com a expectativa da maioria dos analistas. O aumento contabilizado no mês passado foi nao apenas o melhor desde outubro, como superou o avanço de 0,5% dos gastos.

Segundo o governo de Washington, vários fatores contribuíram para esse resultado: os ajustes do custo de vida às pensoes da Previdência Social e outros programas de benefícios; aumento para militares e funcionários federais; pagamento de subsídios para fazendeiros. A alta do consumo no mês passado superou, inclusive, as estimativas dos analistas. Com o aumento da oferta de empregos, da receita e dos ganhos no mercado de açoes, os americanos manifestam disposiçao ao consumo.

Os resultados desta segunda-feira, indicam que os gastos com bens nao duráveis, como alimento e combustível, recuaram 0,4% em janeiro.

Em parte, o resultado reflete o recuo dos consumidores, que preferiram abastecer suas casas de gêneros de primeira necessidade, temendo que o pior pudesse acontecer com o Bug do milênio. Em dezembro, os gastos com bens nao duráveis aumentaram 2%.

Poupança - Também em janeiro a poupança pessoal dos americanos apresentou alta: 1,4%, depois de atingir baixa recorde mensal de 1% em dezembro. O resultado, porém, nao é de todo ruim. Isso porque os cálculos nao levam em consideraçao os ganhos com açoes e imóveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;