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GM usa R$ 500 milhões para modernizar
Leone Farias
Enviado a Gravataí (RS)
24/02/2005 | 14:02
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A General Motors do Brasil investirá neste ano R$ 500 milhões em programas de modernização tecnológica das seis unidades da montadora no país, entre as quais São Caetano – as demais ficam em Gravataí (RS), São José dos Campos (SP), Cruz Alta (RS), Sorocaba (SP) e Mogi das Cruzes (SP). Uma das prioridades do novo pacote de investimentos será o desenvolvimento de motorização para combustíveis alternativos, como o GNV (Gás Natural Veicular).

O anúncio foi feito quarta-feira em Gravataí (RS) pelo vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, durante evento comemorativo do aniversário de 80 anos da montadora no país. Ele não detalhou quanto do montante receberá a fábrica do Grande ABC.

Os R$ 500 milhões a serem aplicados em modernização vão se somar aos já anunciados US$ 240 milhões (cerca de R$ 630 milhões) que a empresa vai gastar para ampliar a fábrica de Gravataí (RS) e aos R$ 500 milhões destinados ao projeto do novo Vectra, que será produzido em São Caetano a partir deste ano. No total, o cronograma da GM prevê R$ 1,63 bilhão de investimento em 2005.

Parte do investimento anunciado quarta-feira será direcionado para o desenvolvimento de novos motores porque a empresa considera “bastante promissoras” as perspectivas do mercado para os veículos multicombustível (álcool, gasolina e GNV). A montadora com sede em São Caetano foi a pioneira no país na tecnologia ao lançar em setembro de 2004 o primeiro multicombustível saído de fábrica, o Astra MultiPower. “Ninguém segura mais o crescimento desse mercado”, afirma Pinheiro Neto. Segundo ele a empresa deverá estender para outros modelos a tecnologia, que atualmente abrange apenas o Astra na versão Sedã. “O MultiPower teve uma resposta excepcional. Queremos tirar o estigma de que o veículo é só para taxistas”, disse. O carro surpreendeu a GM devido ao número de pedidos que recebeu quando do lançamento, o que chegou a provocar fila de espera de até dois meses.

Novo carro – Como parte do investimento na fábrica de Gravataí, a empresa deverá lançar até o início de 2007 o novo veículo popular que utilizará a plataforma do Celta. Possivelmente, será o Celta Sedã. O vice-presidente da GM não confirma, mas também não nega essa possibilidade. Também está nos planos da montadora um veículo para competir de igual para igual com o Ford EcoSport. “Todas as montadoras estão pensando no EcoSport. Esse mercado do SUV (sigla em inglês de utilitário esportivo) compacto é importante quando analisamos as tendências no mundo”, afirma o presidente da GM do Brasil, Ray Young. Segundo ele, o mercado dos carros compactos no Brasil é importante. Daí o foco da empresa nos novos produtos.

Já o novo Vectra, que será produzido em São Caetano para substituir o Vectra atual, brigará na categoria de carro de luxo no mercado interno. A empresa também planeja lançar o veículo no mercado europeu.

Exportações – Pinheiro Neto afirmou que, por enquanto, ainda projeta repetir neste ano a marca recorde de US$ 1,6 bilhão em exportações registrada no ano passado. Mas, para isso, espera mudanças na taxa cambial. Segundo ele, já há dificuldade de competitividade da empresa no exterior com o dólar a R$ 2,60. “O câmbio a R$ 3,00 seria o equilíbrio”, afirma Young. Ele afirma que ainda não houve perda de contratos, mas que a lucratividade caiu, já que as encomendas vendidas hoje, foram fechadas há três meses.

Em relação ao mercado interno, o presidente afirmou que espera crescimento de 5%, mas há preocupação com os juros. “A Selic a quase 20% é problema, já que 70% dos nossos carros são vendidos com financiamento”.

O repórter Leone Farias viajou para Gravataí (RS) a convite da GM.



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