Internacional Titulo
Irã rejeita participação americana nas negociações com a UE
Da AFP
24/02/2005 | 08:48
Compartilhar notícia


O Irã rejeitou a idéia de que os Estados Unidos passem a participar das negociações com a Europa sobre seu programa nuclear, considerando que não contribuiria "em nada" e poderia até provocar o fracasso das conversações.

"A República Islâmica não vê nenhuma razão para que os Estados Unidos participem nas negociações entre Irã e Europa", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Hamid Reza Assefi, citado pela agência oficial Irna.

"Se os americanos entrarem nas negociações, na melhor das hipóteses não contribuiriam em nada e na pior poderiam fazer com que tudo fracassasse", disse, num momento em que os europeus se esforçam para obter o apoio americano a seus esforços diplomáticos para conseguir a garantia de que os iranianos não estão fabricando uma bomba atômica.

"Esperamos que os europeus continuem atuando com total independência, apesar dos americanos tentarem persuadi-los de que não podem falar sozinhos com os iranianos", acrescentou Assefi.

Alemanha, França e Grã-Bretanha negociam atualmente com o Irã para tentar convencer o país a dar garantias objetivas da natureza puramente civil de suas atividades nucleares, em troca de uma cooperação nuclear, tecnológica e comercial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;