Setecidades Titulo
Igreja Católica discute Amazônia
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/02/2007 | 21:05
Compartilhar notícia


Consciente a respeito da realidade ambiental do planeta, a Igreja Católica abre nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2007 com um tema atual e pertinente: Fraternidade e Amazônia – Vida e Missão Neste Chão. A Quarta-feira de Cinzas marca também o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a maior festa cristã do ano, a Páscoa. A celebração de abertura acontece na Catedral do Carmo, em Santo André, com a presença do bispo da região, Dom Nelson Westrupp.

A escolha da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem por objetivo levar a Amazônia para dentro do coração da Igreja no Brasil. Segundo o documento oficial da campanha, esta é a ocasião de suscitar iniciativas e ações eficazes de valorização e defesa daquela vasta e ameaçada região brasileira.

O assessor diocesano da campanha na diocese de Santo André, padre Cícero Soares da Silva Neto, explica que a Quaresma é usada para o lançamento do tema, mas que a discussão segue. “As pessoas devem se sentir motivadas a debater a questão durante todo o ano. Para isso, faremos encontros e novenas nas paróquias da região”, diz.

A escolha do tema não foi feita por acaso. Além de levar em conta o descaso com o meio ambiente, a opção da Igreja também considerou o avanço das religiões neo-pentecostais na região. A preocupação fez com que a CNBB constituísse uma Comissão Episcopal para a Amazônia, em 2002.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;