Cena Política Titulo
Eleição de Oswana para na Justiça
Por Raphael Rocha
30/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A eleição da ex-vice-prefeita de Santo André Oswana Fameli como ouvidora municipal foi parar na Justiça. Isso porque o Comugesan (Conselho Municipal de Gestão Ambiental) entrou com ação de nulidade do pleito alegando vícios durante o processo. Um dos pontos reclamados pelo conselho é a presença de um representante no conselho eleitoral cujo mandato já tinha vencido – Waldir Nicoluche, do Fórum da Cidadania do Grande ABC, estava há dez anos no grupo, enquanto a lei limita o prazo a quatro anos. O Comugesan também criticou o fato de várias entidades integrantes do colégio eleitoral não terem participado do pleito – muitas se retiraram sob alegação de falta de transparência. O conselho ingressou com medida judicial no juizado especial da Fazenda Pública de Santo André.

Preocupação
Ao saber da demissão de aliados do ex-secretário José Carlos Orosco Júnior (PDT), o prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), mostrou preocupação de dentro da carceragem da PF (Polícia Federal) em São Paulo. Assim que foi preso, no dia 9, na esteira da Operação Prato Feito, o socialista defendia a saída de quadros do antigo aliado. Depois repensou e pregava a manutenção do governo até o desfecho de sua situação jurídica. A demissão de Gilberto João de Oliveira do comando da Secretaria de Obras e de mais oito nomes ligados a Orosco foi assinada pela prefeita em exercício de Mauá, Alaíde Damo (MDB). Tanto que fez questão de dizer a Orosco, via emissários, que a exoneração não teve seu consentimento.

Mudança
Está na pauta de discussão dos vereadores um projeto de autoria do presidente da Câmara de São Bernardo, Pery Cartola (PSDB), que facilita a instalação de CPIs na Casa. O texto permite que comissões parlamentares de inquérito sejam instauradas com um terço dos votos dos parlamentares e sem a necessidade de aprovação posterior em plenário. Atualmente a regra exige que, além das rubricas, a Casa como um todo autorize a CPI. Como governos, via de regra, contam com extensas bases de apoio, qualquer investigação naufragava.

Análise
Os vereadores de São Bernardo também analisam o parecer favorável emitido pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) à contabilidade de 2015 do governo de Luiz Marinho (PT). Houve movimentação de parte da base aliada em rejeitar as contas de Marinho – e, assim, complicar qualquer pretensão eleitoral do petista –, mas a tendência é a de que as contas recebam aval dos vereadores, uma vez que parte da bancada de suporte de Orlando Morando (PSDB) estava junto ao governo Marinho.

Primeira-ministra
Apesar de ter a nomeação contestada por um advogado na Justiça, a ex-deputada estadual Vanessa Damo (MDB) ganhou ainda mais força na administração interina da mãe, Alaíde Damo (MDB). Além de secretária de Relações Institucionais, Vanessa passa a responder pela Pasta de Governo, setor que era liderado por João Gaspar (PCdoB), preso desde o dia 9.

Intermediação
O deputado estadual Campos Machado (PTB) intermediou o encontro do governador Márcio França (PSB) com 20 sindicatos e a Federação dos Caminhoneiros do Estado, na segunda-feira. Esse encontro foi fundamental para que proposta da União fosse encaminhada à categoria em greve. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;