Memória Titulo
Meninos, Olaria e seus historiadores

Olaria, de Ribeirão Pires; Meninos, de Rudge Ramos. Será que seus dirigentes se conhecem?

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/08/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Olaria, de Ribeirão Pires; Meninos, de Rudge Ramos. Será que seus dirigentes se conhecem? São clubes irmãos do Grande ABC, que aniversariam próximos. O Olaria nasceu em 23 de agosto de 1955, o Meninos em 24 de agosto de 1935. Memória falou de ambos na semana passada, mas são tantas informações e ilustrações, que voltamos ao tema, graças aos nossos colaboradores. Vida longa aos dois clubes. E aos seus historiadores também.

O mais querido
Texto: Norberto Nicoletti

Em 77 anos de história, o Meninos contabiliza belas realizações. 

Os 22 torneios de pesca, que eram realizados na Regata Lauro Gomes, em Riacho Grande, marcaram época e deixaram um cantinho de saudades, assim como as voltas ciclísticas de Rudge Ramos durante 13 anos seguidos.

Lembramos os carnavais promovidos na antiga sede da Avenida Dr. Rudge Ramos e, depois, na nova sede.
A festa da sardinha foi tradicional. Lotava o salão. Os associados vêm pedindo bis.

Os bailes havaianos, a festa do chope, o baile de aniversário, o Reveillón, a festa do sorvete; os chás beneficentes voltados à filantropia foram considerados de utilidade pública em 1967, pela lei municipal nº 1505.

O Meninos manteve departamentos de boxe e bola ao cesto. Ainda tem a bocha. E o futebol foi a glória do clube até 1972. Seu estádio foi o primeiro do ABC a receber iluminação para jogos noturnos. Como resultado, a visita de grandes clubes e uma galeria de troféus e diplomas preservada.

Em 1961, em concurso realizado pela Folha de S. Bernardo, o Meninos recebeu o título de "O mais querido do ABC".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 28 de abril de 1982 - Nº 4992
Manchete - Recuperação industrial foi de 10% no semestre
Diadema - Denunciada a venda de lotes com desmatamento em Eldorado, no espigão que separa a cidade de São Paulo e que é considerada reserva florestal. De um lado está o chamado bairro Mato Virgem, de outro, na Capital, o bairro Sete Praias.
Política - Gilson Menezes e Paulo Afonso, candidatos a prefeito e vice pelo PT de Diadema, apresentam o comitê dos candidatos, localizado à Avenida Conceição, 1198, em Vila Elida.
Chico & MPB-4 - Chico Buarque e MPB-4 apresentaram-se no Primeiro de Maio em 1973, e não 1972. O reparo é feito pelo colaborador Sérgio Fontes, a quem agradecemos.
Relembra Sérgio: "Tenho certeza disso, pois eu tocava bateria no salão do restaurante do Primeiro de Maio, onde eles jantaram antes do show e, por coincidência, na minha ida à toalete, encontrei o Chico Buarque lá, o que se tornou fato inusitado na minha vida e gerou muitas histórias contadas aos meus amigos".

EM 28 DE AGOSTO DE...
1962 - Prefeito Lauro Gomes afastava-se da Prefeitura de São Bernardo para disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa. Era substituído pelo vice-prefeito, Hygino de Lima.
1977 - Inaugurada a Praça Itália, no Bairro Fundação, em São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
- Itararé, elevado a município em 28 de agosto de 1893, quando se separa de Itapeva.
- Tupi Paulista foi fundado em 28 de agosto de 1941, tornando-se município em 1948 ao se separar de Lucélia. 

HOJE
Dia do Avicultor e da Avicultura, Dia do Filósofo, Dia do Legionário, Dia Nacional do Voluntariado, Dia Nacional dos Bancários.

Na boca do forno
Texto: Pedro Cordeiro

Entre os principais fundadores do Olaria figura o saudoso ex-prefeito Antonio Simões. O clube surgiu em plenárias na "boca do forno", com a participação de um grupo de oleiros, entre os quais Antonio Cordeiro, Antonio Pedro, Armando Cordeiro, Benedito Alves Araújo, Matias Alves Moreira, Laércio Alves Miranda, João "Nei" Moreira Cassiano, João José "João de Aurélio" Firmino, Osvaldo "Adinho" Sacheto e Felix dos Santos Cassiano.

Nesta nova fase, o Olaria tem vários planos. Um deles: a reforma e modernização da sede social, que foi construída na década de 70. A lista é grande: construção de campos de bocha e malha, reforma do bar e das salas de jogos, uma nova sala para leitura. Firmar novas parcerias. Adquirir terreno para um campo de futebol. E voltar à Primeira Divisão do futebol de Ribeirão Pires.

Os novos idealistas do Olaria: João Antonio Gianasi (presidente), "Salazar" Cordeiro (1º vice), Ademar Bertoldo (2º vice), Weber Eduardo Scrafani, Luis Carlos Belloti, Toninho Machado,
Lema do Olaria: "Construindo tijolo por tijolo". Os antigos agradecem. 

SANTOS DO DIA
Agostinho de Hipona, Ambrósio, Hermetes, João III e Viviano.
Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Editora Vozes, 2012.
Na foto, galhetas do final do século 19 e início do século 20, em prata dourada decorada com esmalte. Em formato de ânforas, eram utilizadas na celebração de missas.
Fontes: Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Maria Matos Francisco, 83. Natural de Penápolis (SP). Dia 26, em São Bernardo. Cemitério de Camilópolis.
Antonio Wilson Salmaso, 67. Natural de Anhumas (SP). Dia 25, em São Bernardo. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.

SÃO BERNARDO

Francisco Lopes Ducati, 95. Natural de Tabapuã (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Sebastiana Maria Paixão, 90. Natural de Alfenas (MG). Dia 25. Cemitério da Vila Paulicéia.
Albertina Alves Pistoia, 90. Natural de São Paulo (SP). Dia 26. Crematório de Vila Alpina.
Juarez Andrade dos Santos, 79. Natural de Itabuna (BA). Dia 24. Cemitério do Baeta. André Paula Souza Filho, 78. Natural de São Paulo (SP). Dia 25. Jardim da Colina.
Antonio Bueno da Silva, 77. Natural de Botucatu (SP). Dia 26. Cemitério de Vila Euclides. 
Felix Alvarez Coltro, 76. Natural de José Bonifácio (SP). Dia 26. Jardim da Colina.
Adhemar Moretto, 73. Natural de São Paulo (SP). Dia 24. Crematório de Vila Alpina.
José Petricone de Moraes, 68. Natural de Botucatu (SP). Dia 26. Cemitério de Vila Euclides.
Caetano Zaia, 60. Natural de São Bernardo. Dia 24. Cemitério de Vila Euclides. 

MAUÁ
Raimunda Ferreira Piasentim, 81. Natural de Arauá (SE). Dia 24, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;