Internacional Titulo
FHC diz que Pastrana não teve outra alternativa
Das Agências
22/02/2002 | 08:40
Compartilhar notícia


O presidente colombiano Andrés Pastrana tentou fazer a paz com as guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), mas agora não tem outra alternativa a não ser realizar operações militares contra elas, afirmou esta sexta-feira, em Estocolmo, o presidente Fernando Henrique Cardoso. "A situação é muito crítica", afirmou FHC à imprensa, depois de entrevistar-se com o primeiro-ministro sueco Goeran Persson.

FHC se encontra em Estocolmo para uma reunião informal com outros onze líderes "progressistas", entre eles os primeiros-ministros da Grã-Bretanha, Tony Blair, da França, Lionel Jospin, e o chanceler alemão Gerhard Schröder, para buscar novas alternativas de governo e abordar os problemas atuais do mundo.

"É preciso compreender que o presidente Pastrana fez enormes esforços para conseguir a paz, mas agora não tem outra alternativa a não ser usar da força contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc)".

FHC minimizou os temores de que o conflito colombiano possa estender-se para o Brasil, afirmando que a fronteira colombo-brasileira é uma selva muito difícil de cruzar para qualquer força militar.

"Não estamos informados de qualquer problema com as tropas guerrilheiras no Brasil, mas, de qualquer maneira, as forças armadas brasileiras estão sempre alertas", enfatizou o presidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;