Esportes Titulo
Torcedores togoleses duvidam de boa atuação da seleção na Copa
Da AFP
13/05/2006 | 15:48
Compartilhar notícia


Afetados por uma desastrosa atuação na última Copa da África de Nações (CAN), os torcedores do Togo dão às costas para sua seleção que, pela primeira vez em sua história, participarão de uma Copa do Mundo.

Sentado em um banco, Noussoudjin, vendedor de camisas da seleção do Togo lamenta a queda das vendas depois da CAN-2006. "Até agora os togoleses não esqueceram a derrocada da seleção. A Copa do Mundo, praticamente, não é nada para nós", disse Noussoudjin, sem esconder as lágrimas.

Os torcedores guardam ainda muitas más recordações da seleção do Togo na Copa da África de Nações, disputada no Egito, no início do ano. Foi eliminada logo na primeira fase, após perder seus três compromissos.

Por isso, a menos de um mês do Mundial da Alemanha, não se vê nenhuma mobilização em torno da seleção nacional. Não há publicidade nos meios de comunicação, nem nas ruas de Lomé.

As célebres canções das estrelas da música local, como "Ogbragada" do grupo "Toofan", muito tocadas nas emissoras de rádio e televisão do país no início da CAN, ficaram no esquecimento. Apenas uma bola gigante, de quatro metros de diâmetro, dada por sul-coreanos, tenta chamar atenção da população.

"Não estou motivado. A última atuação do selecionado me tirou o entusiasmo e não sei o que vão fazer no Mundial", disse Gilles, um moto-taxista.

Regina, vendedora de "Ayi-molou" (arroz com feijão), confirma o pensamento de seu povo: "esta Copa do Mundo não me diz nada, porque nossos Gaviões não vão fazer nada. Decepcionaram-nos na CAN".

Guillaume, responsável por uma instituição financeira, se inquieta: "Realmente tenho medo. Espero que os danos sejam limitados, já que as equipes que temos em nosso grupo são fortes". Togo está no Grupo G, ao lado da França, Suíça e Coréia do Sul.

"O comportamento dos torcedores togoleses é resultado de nossa participação na CAN", reconheceu o secretário geral da Federação de Futebol do Togo, Espoir Komlan Assogbavi.

"Nosso primeiro jogo de preparação para este mundial pode despertar os torcedores, se conseguimos um bom resultado", disse o dirigente.

Togo enfrentará neste domingo em Amsterdã a Arábia Saudita, outra seleção classificada para a Copa do Mundo. Oportunidade para acertar a pontaria e levantar os desanimados torcedores".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;