Política Titulo
Presidente fala sobre juventude brasileira em programa de rádio
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
07/02/2005 | 11:45
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar nesta segunda-feira sobre a juventude brasileira durante o programa de rádio Café com o Presidente. Ele destacou que dar oportunidade aos jovens e resgatar sua auto-estima "não têm preço".

Acompanhado pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da Republica, Luiz Dulci, Lula falou sobre o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que vai atender jovens entre 18 e 24 anos que não concluíram o ensino fundamental, vivem nas capitais e estão desempregados.

"O que nós estamos fazendo é tentando criar as condições, devolvendo a esse jovem a oportunidade e a esperança para que ele volte a acreditar nas suas próprias forças e para que ele possa trilhar o caminho do bem junto com a sua família. É um investimento extraordinário porque a devolução da esperança e a criação da oportunidade para o jovem não têm preço", destacou Lula.

Os jovens vão passar pela escolaridade acelerada, ou seja, vão concluir as séries que faltam em menos tempo que o normal. Luiz Dulci ressaltou que todo processo vai primar pela qualidade. "Se ele, por exemplo, abandonou na oitava série, precisa de menos tempo. Se abandonou na quinta série, precisa de mais tempo".

Os selecionados vão aprender também uma profissão. Cada aluno vai receber um auxílio mensal de R$ 100. Em parceria com as prefeituras, o governo federal deve começar a implantar o programa nas 26 capitais e no Distrito Federal depois do carnaval. A meta é atender 200 mil jovens este ano.

O presidente lembrou também outras iniciativas governamentais destinadas aos jovens, como a criação da Secretaria Nacional Secretaria Nacional da Juventude e do Conselho Nacional da Juventude. "Essa secretaria não é só para que o governo possa fazer coisas pelos jovens, mas é também para que os jovens possam se expressar", afirmou o ministro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;