D+ Titulo
Ditadura da magreza é imposta
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
31/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Para quem tem bulimia ou anorexia, a perfeição é a magreza, instituída há décadas como padrão de beleza. Curvas são abominadas. E as magrelas glamorosas bem vestidas e maquiadas estão por toda parte - na TV, cinema, revistas e web. "As garotas olham na mídia essas pessoas magérrimas e querem copiar os modelos", explica a psiquiatra Fátima Vasconcellos.

Hoje, em vários países, existe forte movimento que luta contra essa imposição. No Brasil, tramita projeto de lei no Senado que proíbe meninas com IMC inferior a 18,5 de desfilar e participar de campanhas publicitárias (o saudável varia de 18,5 a 25). Esse tipo de legislação já existe na Europa.

Grandes agências já tomam precauções com suas modelos. Segundo Marcos Lacerda, responsável pelo departamento de New Faces da Ford Models, as garotas têm acompanhamento com nutricionista, psicólogo e clínico geral.

CELEBRIDADES - Não faltam famosas com distúrbios alimentares para inspirar garotas anoréxicas e bulímicas. A lista é longa: Lindsay Lohan, Mary-Kate Olsen, Kate Moss, Nicole Richie, Victoria Beckham, Jessica Alba, Keira Knightley, entre outras. Recentemente, Demi Lovato expôs seus problemas; algo não muito comum entre as celebridades.

Nem todas conseguiram dar volta por cima. A cantora Karen Carpenter, da dupla Os Carpenters, morreu em 1983, aos 32 anos, em decorrência da anorexia. Pesava 35 kg. Em 2006, a morte da modelo brasileira Ana Carolina Reston, aos 21 anos, também ganhou repercussão internacional. Tinha 1,74 m e cerca de 40 kg .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;