Cultura & Lazer Titulo Curso
A arte de ser maestro e comandar orquestras

Orquestra Sinfônica de Santo André inicia
2015 com a primeira oficina de regência

Luís Felipe Soares
23/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Comandar uma orquestra não é tarefa fácil. O trabalho de um maestro consiste em passar para os músicos a rítmica da canção, assim como seu conteúdo expressivo, por meio de série de gestos que o grande público pouco entende o que querem dizer. A arte de ser o intermediário entre o compositor e os profissionais que executam a obra exige atenção e sensibilidade especiais.

É no objetivo de passar essa vivência para possíveis futuros maestros que a tradicional formação andreense promove no ano que vem a primeira oficina de regência, a ser ministrada por Rocha. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e a etapa segue até dia 15. Os interessados deverão enviar e-mail para o endereço orquestra@santoandre.sp.gov.br com cópia do RG, currículo resumido, carta de recomendação e link com vídeo ou áudio do candidato em atividade, além da ficha de inscrição preenchida – a folha de cadastro está disponibilizada no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br).

As aulas são destinadas a jovens profissionais e estudantes avançados de regência, não sendo abertas para amadores. No total, estão disponibilizadas 12 vagas, cujas atividades pela manhã e tarde irão ocorrer nas dependências do Teatro Municipal de Santo André, no Paço, em fevereiro. Os participantes terão encontros destinados a discutir diferentes técnicas e para estudar variadas composições.

A lista das músicas que fazem parte do repertório da oficina passeia por obras de nomes como o alemão Richard Wagner (Abertura da ópera Die Meistersinger von Nürnberg), o francês Maurice Ravel (Pavane Pour Une Infante Défunte) e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (abertura da ópera A Flauta Mágica). Completam o material Sinfonia London, nº 104, de Joseph Haydn, e Abertura Festiva, op.96, de Dmitri Shostakovich. O encerramento da oficina promete ser em grande estilo, com concerto beneficente em 12 de fevereiro no palco do teatro municipal andreense. Uma formatura de gala.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;