Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

O recuo da ida de Siraque para o PT
Raphael Rocha
30/01/2020 | 21:30
Compartilhar notícia


O que estava praticamente certo voltou à estaca zero. O retorno do ex-deputado Vanderlei Siraque (PCdoB) para o PT de Santo André azedou e a tendência agora é a de que o ex-parlamentar fique na sigla comunista para tentar uma cadeira de vereador na eleição deste ano. Soma de fatores contribuiu para a reviravolta no caso. O primeiro foi a resistência de boa parte do PT sobre o regresso – Siraque saiu atirando da legenda em 2017 e, se voltasse, tomaria espaço de quem ainda almeja dias melhores no petismo. Do outro lado, sua mudança partidária desagradou as cúpulas nacional e estadual do PCdoB, que bancaram a filiação de Siraque e veem no ex-deputado um dos principais quadros do partido no Estado.

BASTIDORES

Declarações
O ex-deputado Vanderlei Siraque (PCdoB) procurou a coluna para dar sua versão à possibilidade de retorno ao PT de Santo André. Disse estar filiado ao PCdoB “com muito respeito e orgulho, assim como tenho respeito e orgulho pelo PT”. “O PT e o PCdoB estão na mesma rua, embora em casas diferentes. Defendo a unidade do campo das esquerdas e a ampliação com todas as instituições e lideranças que defendem a democracia e a soberania do Brasil, o desenvolvimento nacional em todos os seus aspectos e a luta dos excluídos”, disse. “PCdoB e PT devem caminhar juntos em torno da candidatura à Prefeitura da professora Bete Tonobohn Siraque (PT)”, continuou o comunista, para, na sequência, finalizar: “Vou continuar no PCdoB e encabeçar a chapa de vereadores”.

Como nuvens – 1
Avançaram as conversas entre o ex-prefeito Donisete Braga (Pros), de Mauá, com a cúpula do PDT no Estado. Na cidade, tem gente dando como certa a filiação do ex-chefe do Executivo, algo que, se houver concretização, trará uma situação inusitada: Donisete estaria no mesmo partido de Júnior Orosco, ex-secretário de Obras e um dos mais ferrenhos críticos do ex-prefeito.

Como nuvens – 2
Por outro lado, o ex-prefeito Donisete Braga (Pros) não se desvinculou totalmente do PT, partido pelo qual foi vereador, deputado estadual e chefe do Executivo de Mauá. Seu irmão José Pereira Braga, conhecido como Zezinho, segue filiado ao petismo e tem nome cotado para disputar uma das 23 cadeiras de vereador na Câmara no pleito deste ano.

Apoio ou não
Virou estica e puxa a relação entre PV e PT em São Bernardo. Petistas davam como certa a aliança entre as siglas para a eleição deste ano, inclusive com a possibilidade de os verdes indicarem o vice em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT). Entretanto, há filiados ao PV que garantem haver diretriz nacional para que esse apoio não seja ratificado.

Troca
O vereador Irmão Ozelito (Solidariedade), de Mauá, está de malas prontas para trocar de partido. O destino deve ser o PSC. Ozelito foi eleito em 2016 com 2.209 votos. Em 2012, se candidatou à Prefeitura, pelo PTB, ficou na quarta colocação, com 16.238 votos, e, no segundo turno, apoiou a então deputada estadual Vanessa Damo.

Atividade em Ribeirão
O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, participa de agendas em Ribeirão Pires hoje. Às 17h30, visita o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB), ao lado do superintendente do Imprerp (Instituto Municipal de Previdência de Ribeirão Pires), Patrick Pavan. À noite, estará com advogados das subsecções da Ordem no Grande ABC em evento de confraternização em tradicional restaurante no Centro da cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.