Esportes Titulo Corrida de rua
Rio Grande faz festa para 3º Circuito

No Dia das Mães, mais de 3.000 corredores
participam da abertura da temporada 2015

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
11/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Rio Grande da Serra deu início ontem ao 3º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC. Com o sol embelezando ainda mais a paisagem cercada por muita natureza, mais de 3.000 pessoas participaram da prova, primeira das sete previstas para a temporada 2015. E a etapa teve ainda um tom especial – afinal foi realizada no Dia das Mães.

Entre os 2.500 corredores e 500 caminhantes – além daqueles que compareceram para festejar a sua maneira –, diversas mamães acompanhadas de filhos, maridos e outros entes queridos desafiaram os percursos de cinco e dez quilômetros, superaram os diferentes tipos de pisos – do barro ao paralelepípedo – e levaram para casa como presentes o sentimento de dever cumprido e a medalha de participação.

E para deixar a data ainda mais emblemática, a vencedora entre as mulheres tinha de ser mãe. Rozirene Ferreira Moraes, 42 anos, completou o percurso em 39min47s e celebrou no lugar mais alto do pódio. Já entre os homens, quem ficou com a primeira posição foi Everton Barbosa da Silva, 24, que fechou a prova em 32min44s.

Feliz em receber a prova inaugural do Circuito, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), celebrou o sucesso do evento pelo terceiro ano consecutivo.

“É uma honra iniciar este Circuito por nossa cidade, que tem uma das etapas mais bonitas, junto à natureza. Mas estou ficando preocupado, porque daqui a pouco teremos de realizar a corrida na SP (122, a rodovia Antonio Adib Chammas, que corta o município)”, brincou o mandatário. “Sem querer desprestigiar as outras, mas a prova de Rio Grande da Serra, sem dúvida, é uma das mais bonitas que tem devido a essa abundância de natureza”, emendou Gabriel Maranhão.

A crescente participação de munícipes também deixou satisfeito o secretário municipal de Esporte, Valdir Marques. “Dos 3.000 atletas aqui hoje (ontem), entre 10% e 15% são da cidade”, celebrou.

Na visão do diretor de Redação do Diário, Sérgio Vieira, a edição 2015 do Circuito começou com o pé direito, forma justa de prestar homenagem ao município. “Cada uma das sete provas tem sua característica. E a de Rio Grande é ser uma corrida verde, arborizada. É uma cidade muito querida e fizemos questão de abrir o Circuito aqui como forma de presentear a população que nesta semana comemorou 51 anos do município”, disse. “É um pontapé inicial para este projeto vitorioso que vai para o terceiro ano. Dia 7 de junho temos a etapa de São Bernardo”, visou.

SUCESSO E SURPRESA

Em razão do circuito exigente, a organização precaveu-se colocando quatro ambulâncias à disposição dos atletas – o dobro do número habitual de veículos. Mas, no fim das contas, não foram necessários atendimentos. “É muito bom. Rio Grande da Serra é uma cidade peculiar, porque contradiz esse negócio de prova de rua com parte do trajeto de mata, com certa periculosidade, mas foi tranquilo”, enfatizou Mauro Chekin, presidente da Federação Paulista de Atletismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;