Setecidades Titulo Infraestrutura
Prefeitura de Sto.André
instala rotativo em parque

Medida visa liberar vagas para os frequentadores do
Celso Daniel; em S.Caetano, cobrança foi suspensa

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
08/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Na tentativa de coibir a parada de não frequentadores, a Prefeitura de Santo André instalou no Parque Celso Daniel aparelho de parquímetro para a cobrança do uso das 95 vagas de garagem do local.

A meta do Executivo é acabar com o estacionamento de pessoas que se utilizavam do espaço para ir trabalhar, por exemplo, ocupando pelo dia inteiro vagas destinadas aos usuários.

Parte dos frequentadores da área verde reclamou da mudança. E busca alternativas, caso do aposentado Ivan Cardoso, 55 anos, que não titubeou em deixar o carro na rua para fugir da taxa de R$ 1,20 por hora. A Prefeitura informou que começará a fazer a autuação dos que descumprirem a medida apenas no dia 20.

“Acho injusto, não concordo. Vou parar fora para não pagar. Não podemos ficar com a conta de quem está errado. A Prefeitura deveria melhorar o controle”, opina Cardoso.

Secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD) diz que a Prefeitura obteve retorno diferente dos usuários. “Diria que 80% estão satisfeitos.” Para justificar, revela que a venda de cartões fixos de estacionamento – bilhetes pré-pagos que dispensam as moedas –, está em torno de dez unidades por dia neste ano. “Antes, só 10% dos pagamentos do sistema eram feitos dessa forma. Achamos que vai triplicar com a instalação do sistema no Parque Celso Daniel”, avalia.

“Para mim, é válido cobrar. Isso afasta as pessoas que vêm aqui com outras finalidades que não a de ir ao parque. Traz segurança”, diz o comerciante José Roberto de Oliveira, 41.

A instalação do parquímetro é uma das primeiras novidades para o parque em 2014, que neste ano terá a reforma, orçada em R$ 2 milhões, finalizada.

Segundo Paulinho, as chuvas que atingiram o Grande ABC foram responsáveis pelo adiamento do prazo inicial. A previsão era de concluir as intervenções em dezembro, mas a expectativa agora é que até março o espaço passe a permanecer aberto até a meia-noite, graças a nova iluminação e sistema de videomonitoramento.

“As coisas estão em andamento. Já temos a pista refeita e uma série de melhorias prontas”, garantiu.

SÃO CAETANO

Em São Caetano, a Prefeitura anunciou ontem a suspensão da cobrança para estacionar nas 2.896 vagas rotativas da cidade. Isso porque terminou o contrato com a empresa Cello Auto, até então responsável pelo sistema. Licitação para escolha de outro prestador de serviço foi aberta em novembro, mas, devido a questionamentos feitos por uma das concorrentes ao Tribunal de Contas, o processo ainda não foi encerrado. A cobrança será retomada assim que o certame for concluído,

A Prefeitura solicitou o recolhimento e a suspensão da venda dos talões, mas ontem motoristas ainda pagavam para estacionar nas ruas do Centro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;