Memória Titulo
Um túmulo ao soldado de 1924 em São Bernardo

O Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, preserva um túmulo em homenagem ao soldado desconhecido da Revolução de 1924

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Não há um único monumento que celebre a memória das vítimas. O único foi feito à bala: a chaminé de uma usina termoelétrica na Rua João Teodoro, em que, 85 anos depois, ainda se pode ver os buracos dos tiros de canhão."
José de Souza Martins, O Estado de S. Paulo, 6 de julho de 2009.

* * *

O Cemitério de Vila Euclides, em São Bernardo, preserva um túmulo em homenagem ao soldado desconhecido da Revolução de 1924. Ali estivemos segunda-feira, na data comemorativa ao início da revolução. E o túmulo estava limpo e florido. Não foi possível descobrir quem depositou as flores ou pediu para deposita-las.

De qualquer modo, é curioso saber que um evento registrado há 85 anos em São Paulo ainda desperta as atenções no Grande ABC.

A placa que registra a efeméride estava inteligível quando a descobrimos, semanas atrás. Era então impossível decifrar suas inscrições. Agora, não. Graças a alguma alma generosa, dá para ler perfeitamente o que a antiga placa traz.

O que copiamos: "Túmulo do soldado desconhecido. Homenagem do Município de São Bernardo do Campo aos heróis anônimos da Revolução de 24, mortos no cumprimento do dever. A eles o respeito e a admiração do nosso povo. Transladados em 20 de agosto de 1958".

ERA 1924
A Revolta Paulista de 1924 é também chamada de Revolução Esquecida, Revolução do Isidoro, Revolução de 1924 e de Segundo 5 de julho. Foi deflagrada em São Paulo em 5 de julho de 1924, perdurando por 23 dias. Alguns edifícios, incluindo-se igrejas, foram totalmente destruídos. Outros cederam parcialmente, deixando as marcas das balas de canhões que os atingiram. As imagens são fortes. Há alguns anos formaram uma exposição no Memorial do Imigrante.

UMA SUGESTÃO
O Cemitério de Vila Euclides tem outros túmulos coletivos, além deste dos soldados anônimos de 1924. Um deles homenageia os moveleiros e têxteis no Dia do Trabalhador; outro, mais moderno, é dedicado aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira que combateram na Itália; há notícias de um túmulo dedicado aos combatentes de 1932.

Bem faria a municipalidade se nas datas correspondentes promovesse manifestações junto aos túmulos, para nós verdadeiros monumentos que informam sobre fatos históricos importantes da nossa gente.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feita, 11 de julho de 1979

Manchete - Skylab já está caindo sem direção

Editorial - Na queda do Skylab, a queda do homem

Nacional - CNE (Comissão Nacional de Energia) debate meios para economizar combustível.

Sindicalismo - Ontem, metalúrgicos de quatro indústrias de São Bernardo e Diadema paralisaram suas atividades em protesto contra o primeiro desconto salarial referente a um quinto de 50% dos dias parados. O protesto atingiu Prensas Schuler, Abraçatec, Mercedes-Benz e Polimatic.

EM 11 DE JULHO DE...
1914 - Admitido o primeiro funcionário do Grupo Escolar de São Bernardo, no Distrito de Santo André, o porteiro Luiz Massaini.

MUNICÍPIO PAULISTA
Hoje é o aniversário de Andradina, planejada nesta data em 1937. O nome homenageia seu fundador, Antonio Joaquim de Moura Andrade, considerado O Rei do Gado. Andradina separou-se de Valparaíso em 1938, com a instalação do novo município dando-se em 1º de janeiro de 1939, mesma data da instalação da nossa São Bernardo, esta com o apêndice ‘do Campo' no nome.

HOJE
Dia Mundial da População e Dia do Rondoniano.

SANTOS DO DIA
Bento, Olga e Olivério Plunket.

Crônica do Guido
Texto: Guido Fidelis
Hora de se maravilhar. Afaste a cortina do inverno, aqueça-se com a visão do sol interior, ilumine-se com a claridade das possibilidades que surgem. O caminho das realizações oferece passagem livre.

O horizonte está azul, próprio para o trabalho e o lazer. Escolha, opções variadas na grande feira da vida. Aventuras radicais, viagens, curtição. Sinta a sensação de uma ação empreendida com amor. Viva os dias que chegam com a certeza de que a felicidade reside em sua alma.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Quinta Avenida e Quinta Avenida Especial. Hoje, em destaque, Tommy Dorsey e sua orquestra. Presença também dos cantores Dick Haymes, Helen Forest, Johnny Mathis, Peggy Lee, Andy Russell, Liza Minnelli e Nat King Cole; amanhã, composições de Irving Berlin em gravações com famosas big bands da Era do Swing. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. Em pauta a Galeria do Rock, na Avenida São João, em São Paulo, porque na segunda-feira, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Especial sobre o cantor Nelson Gonçalves (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Ronnie Von canta Uma Dúzia de Rosas, composição de Carlos Imperial; Carlos José, Queria (Carlos Paraná); Peninha, Sonhos (composição própria). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br

Quermesse no Rudge
Hoje é o último sábado da 80ª quermesse de Rudge Ramos. A Comissão de Festas nos apresenta o cartaz da festa de 1985. Destaque é dado à fotografia do padre Fiorente Elena, que em 30 de junho daquele ano comemorou seu Jubileu de Ouro Sacerdotal.

A Matriz de Rudge Ramos guarda em seu acervo uma gravação da missa celebrada na ocasião por dom Cláudio Hummes, bispo diocesano. Segundo Alex Maganha, da Comissão de Festas do Rudge, trata-se de um dos últimos momentos do padre Fiorente no Brasil. Depois ele regressaria à Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;