Política Titulo São Bernardo
Direção estadual intervém para sanar racha no PMDB

Em reunião com Baleia Rossi, direção do partido fala em união durante eleição

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
27/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda sem confirmar se vai lançar ou não nome próprio ao Paço de São Bernardo, o PMDB anunciou ontem que divisão interna sobre posicionamento eleitoral foi encerrada após intervenção da cúpula estadual, presidida pelo deputado federal Baleia Rossi.

Enquanto ala liderada pelo ex-vereador e ex-secretário Tunico Vieira busca projeto solo, com o próprio Tunico de protagonista, bloco ligado ao vereador Gilberto França defende união ao PT, que terá o ex-secretário Tarcisio Secoli como candidato do prefeito Luiz Marinho (PT).

Presidente do partido local, Vanderlei Jueli revelou teor da reunião com dirigentes estaduais, garantindo satisfação com definição obtida. “A defesa de uma candidatura própria e com o Tunico sempre existiu por minha parte e muitos outros do diretório. Contudo, estava ciente da defesa do Gilberto em outro caminho. Isso é legítimo. Agora, não podíamos continuar seguindo dessa maneira tão próximo da eleição. O que conseguimos nesta reunião foi a unificação do partido. Agora, temos mais duas semanas antes da nossa convenção para firmar plano.”

Desde março, o PMDB segue rachado sobre posicionamento eleitoral. Na ocasião, depois de apoiar o PT na eleição de 2012, a sigla deixou o governo e anunciou empreitada própria, com Tunico à frente. Paralelamente, Gilberto, único nome da legenda na Câmara, iniciou articulação para manter partido no bloco do PT. Abriu diálogo com a coordenação regional, comandada pelo secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome, e se manteve ativo nas agendas petistas, tanto nas do governo quanto nas de Tarcisio.

Tunico tem diálogo para compor projeto da oposição. Até o momento, a aproximação ocorreu com o deputado estadual Orlando Morando, pré-candidato a prefeito pelo PSDB. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;